A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde – Sesau, realizou nos dias 6,7 e 8 de maio, para profissionais de saúde, uma capacitação para formar agentes multiplicadores em qualidade de vida, para prevenção da depressão e do suicídio. A qualificação faz parte de projeto realizado para militares estaduais, de autoria e coordenação do Major da Polícia Militar da Bahia, Edno Alves Santana, que pela primeira vez foi implantado fora do âmbito PM. A capacitação foi trazida para o município pela diretora da Atenção Básica, Flávia Almeida.
Em Candeias, o projeto veio para atuar preventivamente sobre fatores que afetam a saúde ocupacional dos profissionais de saúde, bem como capacitá-los para identificar e ajudar ao próximo. A capacitação contou com a participação de assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos e educadores financeiros. As práticas integrativas complementares ficaram por conta do terapeuta familiar e comunitário, yogaterapia, musicoterapeuta, arteterapeuta, além de terapia capilar, slock line e coach.
De acordo com o prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, a capacitação é de extrema importância para os profissionais. ” Ao saírem deste evento os profissionais da saúde serão multiplicadores e vão fazer a diferença na prevenção da depressão e do suicídio, com capacidade técnica para abordagem e condução dos fatos”, ou seja, é mais uma busca para humanização de quem lida diariamente com pessoas, disse.
Para a secretaria de Saúde, Soraia Cabral, o risco de suicídio é a ponta de um iceberg. ”Ele mostra um sofrimento gigantesco que a pessoa está carregando consigo. É uma situação que está associada a vários agravos e esta capacitação é fundamental para que os profissionais da saúde façam uma abordagem com atitude e dê apoio”. “Uma simples palavra, um apoio faz uma diferença enorme para quem está pedindo socorro. Os nossos multiplicadores sairam desta qualificação sabendo identificar esses pedidos de socorro”. comentou Soraia.
O Major, Edno Alves Santana, falou que a equipe aborda o assunto de forma leve, lúdica e flexível e explicou também a eficácia do projeto que atende policiais e familiares, de todo o estado, há quase 10 anos.
As palestras de segunda-feira, 6, foram conduzidas pelas psicólogas Elisangela Castro e Maria Edneuma, pela fonaudióloga Dilmara Bispo. Na terça-feira, 7, teve aula de yoga com o professor, Anderson Castro, educação física com o especialista Sanderson Kallyon, palestra com a Bacharel em Serviços Sociais, Adriana Morais, terapeuta, Rita de Cássia e com o coordenador Edno Alves.
O evento foi finalizado nesta quarta-feira, 8, com a participação do coordenador Edno Alves, da enfermeira, Doralice Portela, terapeuta, Rita de Cássia, do musicoterapeuta, Carlos Agrellos, a educadora financeira Adjaneara Costa e com o Tenente Coronel José Acyolle.
Oficina de Capacitação de Agentes Multiplicadores em Qualidade de Vida para prevenção da depressão e do suicídio de militares estaduais
A oficina, que permeia pelo conhecimento tradicional, PIC e outras ações, hoje na 38ª capacitação, primeira fora da PM, teve início no ano de 2016. Com 20 integrantes, sendo eles psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, a oficina está fundamentada no poder de atividades permeadas por diversas áreas do conhecimento, integradas, articuladas e sistêmicas em virtude de que não existe uma única razão, nem um único procedimento para esses tipos de acontecimentos.