As atrações do Furdunço já começam a se apresentar no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra) neste domingo (4), no segundo dia de pré-Carnaval de Salvador. Uma multidão acompanha as mais de 50 apresentações do evento, que será encerrado com a banda BaianaSystem. Com uma programação diversificada, o evento faz um “esquente” para o Carnaval, cuja abertura oficial ocorre na próxima quinta-feira (8).
O pré-Carnaval começou neste sábado (3) com o Fuzuê, também no Circuito Orlando Tapajós e segue nesta segunda (5), na Melhor Segunda-feira com Xanddy Harmonia, e nesta terça (6) no Pipoco, com Léo Santana. Na quarta-feira (7), a programação segue com as fanfarras no circuito Sérgio Bezerra. Para todos os eventos, a Prefeitura montou uma mega operação para garantir o sucesso da folia.
Uma das atrações do Furdunço é a banda Olodum, que celebra 45 anos. O cantor Narcisinho, que retorna à banda após três anos, celebrou a participação no pré-Carnaval. “O coração está a mil por hora. Estou muito feliz. São 45 anos do Olodum, uma história de beleza, alegria, muito amor e muita paz”, disse, durante a apresentação.
O cantor Linnoy, uma das atrações do Furdunço, expressou sua empolgação com o evento: “É o terceiro ano como artista, só que já são 10 anos de folião, de fã das festas de rua. A Prefeitura está viabilizando e trazendo para o povo o Carnaval de rua, literalmente. E a cada ano que passa ele está se tornando mais de rua ainda. E é isso que interessa para o povo, que está com sede das coisas antigas, da origem, da essência. A gente está feliz por tudo isso”, destacou.
O Furdunço também contou com atrações como a Carroça Furdunceira, que trouxe um repertório de música sertaneja e forró, apresentando ao público diversos clássicos dos estilos. Também já se apresentou a tradicional Rural Elétrica, com clássicos do Carnaval de Salvador e sucessos da música brasileira.
A ambulante Camila Santiago comemorou o aumento nas vendas neste Furdunço em relação ao ano passado. Ela diz que a expectativa para o Carnaval é a melhor possível. “Estou com pelo menos 20% de aumento nas vendas. Comparado a outros anos, estou vendo só alegria. Esse ano está bem melhor. A minha expectativa para o carnaval hoje vai ser 100%. Eu espero ver recompensa, eu quero comprar meu carro”, disse.
A engenheira ambiental Manuela Vieira, 28 anos, mora em Itacaranha e foi ao Furdunço para acompanhar as apresentações, principalmente o Psirico. “Está ótimo, bem organizado, bem animado, e o público está bem legal”, disse ela, que foi com a família.