O Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos do 13º de aposentados e pensionistas do INSS e do abono salarial. Segundo o blog do jornalista Valdo Cruz, no G1, a medida será tomada por causa do crescimento no número de casos do novo coronavírus no início deste ano. O intuito, conforme assessores presidenciais, é o de quitar a primeira parcela dos pagamentos em fevereiro e a segunda, em março.
A formalização da medida, de acordo com o blog, já é alinhada pela equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes. Conforme a publicação, será analisado se é possível fazer a primeira antecipação já em fevereiro. A verba para o pagamento já está prevista no Orçamento de 2021, por causa disso a medida não terá custo extra.
“Como houve um recrudescimento da doença, em vez de ficarmos esperando, vamos agir e seguir o mesmo protocolo do ano passado, quando antecipamos o 13º dos aposentados e o abono salarial. Vamos fazer o mesmo agora, já está decidido, provavelmente em fevereiro e março”, disse ao blog um assessor presidencial.