O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, criticou nesta segunda-feira (12) a postura da Rússia diante da proposta de cessar-fogo de 30 dias, elaborada por Kiev em parceria com países europeus. Segundo Sybiha, Moscou está “ignorando completamente” a iniciativa, que deveria ter entrado em vigor no mesmo dia.
Em mensagem publicada na plataforma X, o chanceler informou que conversou com ministros europeus reunidos em Londres, onde discutiram possíveis medidas adicionais contra o governo russo. Entre as opções consideradas, estão novas sanções direcionadas ao setor bancário, à área de energia e ao próprio banco central da Rússia. Sybiha destacou ainda que os líderes debateram o envio de novos pacotes de ajuda militar à Ucrânia.
No sábado (10), os chefes de governo da Alemanha, França, Reino Unido e Polônia estiveram em Kiev, onde se encontraram com o presidente Volodymyr Zelensky para tratar de propostas de trégua. Na ocasião, os líderes também participaram de uma videoconferência com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descrita por Sybiha como uma conversa “proveitosa” voltada para os esforços de paz.