Os preços dos produtos e serviços mais relacionados ao Dia das Crianças tiveram alta de 7,04% na Região Metropolitana de Salvador, no acumulado de 12 meses. A informação é da Federação do Comércio (Fecomércio-BA), com base no IPCA-15, do IBGE. Por causa da subida dos preços, o varejonacional projeta uma queda nas vendas de 3,1%.
Dentre os 13 itens selecionados para esse cálculo, 11 estão com preços mais “salgados” em relação ao ano passado. O destaque são os produtos de vestuário, sobretudo roupas.
“Desde o início do ano os produtos do setor de vestuário têm tido uma rápida subida de preços. Isso ocorre pelo aumento de custos das matérias-primas, como os tecidos e malhas”, destaca o consultor econômico da Federação, Guilherme Dietze. ” Mesmo com a alta de preços são produtos de valor mais baixo em comparação, por exemplo, aos eletrônicos, o que pode ainda favorecer as compras no Dia das Crianças.”
Os eletroeletrônicos estão mais baratos, como é o caso do aparelho telefônico (-3,75%) e do computador pessoal (-12,57%). E quem deseja comprar um brinquedo vai pagar 14,63% a mais do que há um ano, em média. Houve elevação de preços ainda em livro não didático (12,98%), instrumento musical (11,42%) e bicicleta (+5,85%). Pelo lado dos serviços, a ida a um lugar de entretenimento como cinema, teatro e concertos está 7,03% mais caro, praticamente dentro da variação média.
Fonte: Bahia.ba