Desde o início da temporada, era possível apontar que a lateral direita do Bahia protagonizaria uma das melhores brigas por posição no elenco. Após confirmada a não renovação de Eduardo, a diretoria contratou Nino Paraíba e João Pedro para o setor.
O primeiro, experiente de 32 anos, foi um dos destaques da Ponte Preta na Série A do ano passado, apesar do rebaixamento do time. Jogou 34 das 38 partidas, sendo 29 como titular, deu três assistências e marcou até um gol.
João Pedro, de 21 anos, se profissionalizou em 2014, pelo Palmeiras, e de cara jogou 17 partidas do Brasileirão como titular. Em 2017, foi emprestado para a Chapecoense e, apesar de não ter sido titular absoluto, virou peça importante na classificação do time catarinense para a Libertadores, na reta final.
Nino está suspenso pela expulsão diante da Juazeirense, na semifinal, e a vaga caiu no colo do companheiro, que está recuperado de lesão e sendo preparado justamente para o clássico, apesar do técnico Guto Ferreira, como estratégia, tentar despistar.
“A gente tem jogadores para colocar. Tem plano A, plano B e até plano C”, disse o treinador em entrevista coletiva, ainda em João Pessoa, onde o tricolor venceu o Botafogo-PB por 2×0, quinta (29). Sabe-se, no entanto, que João Pedro e o zagueiro Lucas Fonseca, que não participaram do último jogo, serão titulares contra o Vitória.
João Pedro não atua desde o dia 8 de março, quando entrou no segundo tempo da goleada por 6×1 sobre o Jequié, na Fonte Nova. A última vez como titular foi um pouco antes, no dia 4 de março, com triunfo por 2×1 sobre a Juazeirense, no Adauto Moraes.