Diante da expedição de uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, no sentido de solicitar a adoção da chamada “torcida única” nos próximos quatro clássicos locais, o Esporte Clube Vitória e o Esporte Clube Bahia vêm, novamente, a público para se manifestar contrariamente a essa medida.
Os clubes respeitam o posicionamento do MP, mas já haviam externado a discordância por notas oficiais individuais anteriormente e em diversas reuniões com o próprio órgão, com a Federação Bahiana de Futebol e com a Polícia Militar da Bahia.
“Entendemos e reafirmamos que o problema da violência não está no esporte nem é estimulado por ele, mas nas crises de segurança pública”, diz a nota.
Em vez de torcida única, segue o documento, defendemos a convivência das duas torcidas cada vez mais juntas, em paz, tendo, inclusive, promovido o retorno da tão saudosa e festejada torcida mista no último clássico do Campeonato Baiano, sem nenhuma ocorrência de violência ou conflito por conta de suas camisas, nas dependências do estádio.
Assim, seguindo o previsto no Regulamento Geral de Competições da CBF, a venda de ingresso para o jogo desta quinta-feira (27) já começou e a presença das duas apaixonadas torcidas no Manoel Barradas está garantida, bem como acontecerá o mesmo na partida de domingo (30), na Fonte Nova.
Os clubes aproveitam a oportunidade para reiterar os votos de paz e serenidade a todos nesta que será a maior sequência de Ba-Vis em tão pouco tempo desde setembro de 1979.