O presidente Lula cobrou nesta quarta-feira (24) que países desenvolvidos apresentem novos compormissos para mudanças climáticas, a partir das chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), com metas atualizadas de redução de emissões de gases de efeito estufa. O pedido que visa reforçar acordos previstos no Acordo de Paris, foi feito durante o Evento Especial sobre Clima da ONU, em Nova York.
Lula destacou que as NDCs serão determinantes para os debates da COP30, marcada para novembro em Belém. Segundo ele, a conferência deve marcar um momento decisivo de compromisso global contra as mudanças climáticas, exigindo das nações mais desenvolvidas metas ambiciosas, além de maior apoio financeiro e tecnológico aos países em desenvolvimento.
O presidente também criticou o negacionismo climático e defendeu que a preservação da natureza precisa estar associada ao cuidado com as pessoas. Lula reforçou ainda o compromisso brasileiro de reduzir entre 59% e 67% as emissões até 2035, além de zerar o desmatamento até 2030.