O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota neste sábado (19), manifestando “solidariedade e apoio” aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afetados pela revogação de vistos pelos Estados Unidos. Para Lula, a medida é “arbitrária e completamente sem fundamento” e configura uma “interferência inaceitável” de outro país no sistema de Justiça brasileiro, violando princípios de soberania e respeito entre as nações.
Conforme anunciado na sexta-feira (18) pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, a suspensão dos vistos atinge o ministro Alexandre de Moraes, seus aliados no STF e familiares imediatos. Rubio justificou a medida citando o que chamou de “caça às bruxas política” contra Jair Bolsonaro, e afirmou que Washington responsabilizará estrangeiros envolvidos em censura à liberdade de expressão.
Ao condenar o ato, Lula ressaltou que “nenhum tipo de intimidação ou ameaça” influenciará a missão constitucional das instituições brasileiras na “defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”. A resposta do governo federal reforça tensões em curso nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos