O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta quarta-feira (16), o Programa Arroz da Gente, voltado para estimular a produção e criar estoques estratégicos do grão no Brasil. A iniciativa contará com um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão, com a meta de adquirir até 500 mil toneladas de arroz.
Os pequenos e médios produtores interessados poderão firmar contratos de opção com o governo federal, garantindo a venda de sua produção a um preço previamente definido. Durante o evento no Palácio do Planalto, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou que os parâmetros dos contratos foram estabelecidos em colaboração com os ministérios da Fazenda e da Agricultura.
“Os contratos vão estimular a produção do arroz em até 500 mil toneladas, auxiliando a mitigar as perdas das safras de 2023 e 2024 devido à seca e às enchentes na Região Sul”, disse. “Esse programa visa ampliar a produção de arroz pela agricultura familiar e promover a diversidade regional e de variedades cultivares”, acrescentou.