Os moradores do município de Madre de Deus, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, reclamam da má qualidade da água que chega às casas. De acordo com os moradores, a água fornecida pela Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento está salobra, com fezes e mau cheiro. Algumas pessoas afirmam que consumiram e passaram mal.
Temendo doenças, a dona de casa Alvarita Araide conta que precisou comprar água mineral para o consumo da família. “A gente vai para a Embasa e eles não resolvem nada. A água está fedida mesmo, com fezes. A gente corre risco de pegar cólera ou até mesmo uma hepatite”, destaca.
Quem também reclama do problema é o eletricista Rosário Conceição, ele conta que há mais de uma semana a água chega turva e com cheiro forte, apresentando fezes. “É desse jeito, a água todo tempo suja e caindo direto nas torneiras. Só mesmo vendo para crer. Não tem quem possa beber essa água, porque ela está podre”, lamenta.
A comunidade diz ainda que na época da construção do bairro as redes de esgoto e as tubulações de água foram construídas paralelas, o que pode ter influenciado na contaminação. “Veio um rapaz do Embasa aqui, mas não serviu de nada, porque ele não apresentou nenhum tipo de solução”, conta.
A produção da Baiana FM buscou contato com a Embasa, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.