Mais de 260 mil eleitores podem ter título cancelado; prazo para regularização é até 19 de maio

Date:

 

Mais de 260 mil eleitores na Bahia correm o risco de ter o título cancelado por não comparecerem às três últimas eleições, não justificarem a ausência nem quitarem as multas eleitorais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-BA). O prazo para regularizar a situação vai até o dia 19 de maio.

Salvador lidera o número de títulos em risco de cancelamento, com 62.128 eleitores nessa condição. Em seguida, aparecem Feira de Santana (9.601), Vitória da Conquista (7.503) e Camaçari (5.924).

Para evitar o cancelamento, o eleitor deve consultar sua situação por meio do site do TRE-BA, do aplicativo e-Título, pelo telefone (71) 3373-7000 ou presencialmente nos cartórios eleitorais e postos da Justiça Eleitoral.

Caso haja pendência, como multas por ausência às urnas ou a convocações para trabalhos eleitorais, é necessário realizar o pagamento por meio do Autoatendimento Eleitoral. Também é possível buscar atendimento presencial nos cartórios, postos do SAC ou na Central de Atendimento ao Público do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O cancelamento do título impede o eleitor de exercer uma série de direitos, como tomar posse em cargos públicos, renovar matrícula em instituições oficiais de ensino e obter passaporte ou carteira de identidade, entre outras restrições administrativas.

O TRE-BA orienta que os eleitores verifiquem sua situação com antecedência para evitar contratempos, especialmente em ano de eleições municipais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Candeias: Pesquisa mostra que 60% da população aprova gestão de Eriton Ramos após 100 dias de governo

  Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada...

Sistema de reconhecimento facial da SSP alcança 800 foragidos nos primeiros quatro meses de 2025

  O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança...

Energia é restabelecida na Espanha e em Portugal após apagão histórico

  O fornecimento de energia foi quase totalmente normalizado na...

STF decide manter prisão de Collor por 6 votos a 4

  O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (28),...