Menos de 8% das cidades brasileiras têm leis de antenas adaptadas a 5G

Date:

 

A falta de legislações atualizadas tem sido um entrave a instalação de infraestrutura necessária para ampliação do 5G no Brasil.É o que aponta o levantamento da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade.

Apenas 399 dos municípios brasileiros (7,16% do total) atualizaram as leis de antenas locais à tecnologia 5G. O problema afeta inclusive grandes cidades, como as capitais Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Recife, que embora tenham sinal 5G ainda não adaptaram a legislação de telecomunicações.

O levantamento analisou as cidades que aderiram à Lei Geral de Antenas (LGA) e os municípios que se adequaram a essa legislação, mas ainda não adaptaram a norma à instalação de infraestruturas de telecomunicações.

Quanto aos municípios com mais de 500 mil habitantes, a Conexis Brasil Digital informou que 12 têm leis adequadas ao 5G e seis atualizaram a legislação à Lei Geral de Antenas, mas ainda precisam adaptar a lei para a instalação de infraestruturas.

Apesar dos entraves legislativos, a cobertura do 5G no Brasil superou as metas estabelecidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O edital original do 5G estimava a universalização do 5G nas cidades com mais de 500 mil moradores até julho de 2025 e nas localidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026. A informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Próximo adversário do Bahia, Cuiabá é rebaixado com duas rodadas de antecedência

  O Cuiabá é o segundo rebaixado do Campeonato Brasileiro....

Mais de 100 ocorrências são registradas pela Codesal em decorrência das chuvas

  As intensas chuvas que têm atingido Salvador já causaram...

Cerca de 70% dos consumidores devem usar 13º para comprar na Black Friday, revela pesquisa

  Cerca de 70% dos consumidores que planejam utilizar o...

Mega Sena: Prêmio acumulado pode pagar R$ 60 milhões

  A Caixa Econômica Federal sorteou na noite de terça-feira...