Para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a postagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de Jair Bolsonaro (PL), não terá qualquer impacto sobre os processos envolvendo o ex-presidente na corte.
De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, os magistrados afirmaram que o STF não deve se manifestar sobre declarações de Trump e que o episódio está restrito ao campo político. “Os reflexos são na esfera política e já houve resposta do presidente Lula. Não vejo consequência para o Supremo”, disse um ministro, segundo a publicação.
Esse tipo de manifestação internacional, de acordo com os membros da Corte ouvidos na reportagem, já era esperada diante do atual cenário e não altera o andamento dos julgamentos relacionados à tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Justiça do Brasil x Justiça dos EUA
Ainda segundo a publicação, um dos integrantes do STF chegou a comparar o cenário brasileiro ao dos Estados Unidos, dizendo que, ao contrário da Justiça americana.
Nos EUA, Trump não foi punido pelo judiciário americano por incitar a invasão do Capitólio. Já no Brasil, o Judiciário, conforme o magistrado disse ao blog, tem atuado “como fazem as democracias responsáveis”.