O Vitória ficou no empate com o Grêmio em 1 a 1, na noite desta quarta-feira (4), no Barradão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. João Pedro abriu o placar para o Tricolor gaúcho no primeiro tempo, mas Alerrandro deixou tudo igual para o Rubro-Negro na etapa complementar.
Com o resultado, o Leão caiu o 11º lugar na tabela com 46 pontos ao ser ultrapassado pelo Vasco, que agora é o 10º com 47. No entanto, o time baiano garantiu vaga na Sul-Americana. Com 45, o Tricolor gaúcho é o 12º.
O Vitória se despede da edição de 2024 do Brasileiro no próximo domingo (8), às 16h, contra o Flamengo, no Maracanã, pela 38ª e última rodada.
Primeiro tempo
O Vitória começou a partida pressionando o Grêmio e chegou bem no ataque duas vezes nos primeiros seis minutos com Janderson, porém ambas sem surpreender o goleiro Marchesín. Visitante, o Tricolor gaúcho tentava sair com perigo nos contra-ataques e chegou a assustar a torcida rubro-negra aos 18 minutos na chegada com Pavón pela direita que cruzou rasteiro, Aravena se jogou, mas não conseguiu alcançar para finalizar. O Leão respondeu aos 21 na boa jogada construída de pé em pé que chegou em Mosquito pela direita. O atacante fez fila na linha de fundo e cruzou, mas Rodrigo Caio se atirou e mandou para fora. O time baiano criou outra boa chance aos 25 na roubada de bola de Janderson que partiu para o ataque e tocou buscando Alerrandro, mas Marchesín chegou primeiro e ficou com a bola.
João Pedro abre o placar para o Grêmio
O Grêmio abriu o placar com João Pedro aos 36 minutos. Rodrigo Caio fez o passe longo para Pavón que disparou em velocidade e tocou de calcanhar para o lateral que invadiu a área e bateu firme para estufar as redes. Vitória 0x1 Grêmio
O Leão tentou responder aos 41 minutos, Alerrandro fez o pivô e entregou para Mosquito que invadiu a área e chutou cruzado, mas mandou para fora. Aos 45, Willian Oliveira errou o passe e armou o contra-ataque do Tricolor gaúcho, mas Cristaldo bateu para fora. Dois minutos depois, o goleiro Marchesín desabou no chão pedindo atendimento médico para ganhar tempo e, de quebra, recebeu o cartão amarelo por fazer a famosa cera. O jogo só recomeçou aos 50.
Segundo tempo
O Vitória recomeçou a partida buscando o empate e criou boa chance no primeiro minuto, mas Alerrandro foi fominha e acabou finalizando mal. A resposta do Grêmio veio aos três com perigo no chute de Cristaldo da intermediária e ela passou muito perto da meta de Lucas Arcanjo. No minuto seguinte foi a vez de Caíque, revelado pelo Leão, salvar o Tricolor gaúcho ao defender a batida de Willian Oliveira que aproveitou a sobra da defesa. Pressão do time baiano que quase empatou em três lances entre os 14 e 15 minutos, sendo na primeira Carlos Eduardo bateu colocado para a defesa de Caíque, na segunda Lucas Esteves tirou tinta da trave gaúcho e a terceira foi novamente com o camisa 9 que dominou de costas, girou, mas mandou para fora.
Alerrandro empata para o Vitória
O Vitória chegou ao empate com Alerrandro aos 21 minutos. Lucas Esteves fez a inversão para Raúl Cáceres que matou no peito, olhou para a área e colocou na cabeça do camisa 9 que tocou encobrindo o goleiro para o fundo das redes. Vitória 1×1 Grêmio
FICHA TÉCNICA
Vitória 1×1 Grêmio
Campeonato Brasileiro – 37ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 04/12/2024 (quarta-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (Fifa-AL) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Cartão amarelo: Néris, Thiago Carpini (Vitória) / Marchesín, Reinaldo (Grêmio)
Gols: Alerrandro (Vitória) / João Pedro (Grêmio)
Vitória: Lucas Arcanjo; Neris, Edu (Carlos Eduardo) e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres (Willean Lepo), Willian Oliveira, Ricardo Ryller (Machado) e Lucas Esteves; Gustavo Mosquito (Everaldo), Janderson (Pablo) e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
Grêmio: Marchesín (Caíque); João Pedro (Dodi), Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Edenílson) e Monsalve (Alysson); Aravena (Cristaldo), Pavón (Igor) e Braithwaite. Técnico: Renato Gaúcho.