No X, Gleisi critica aumento da Selic, mas isenta Galípolo

Date:

 

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou o aumento da taxa básica de juros do país (Selic), decisão que foi anunciada nesta quarta-feira (29/1) pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Para ela, o aumento foi “péssimo para o país”. Gleisi afirmou que a decisão não encontra qualquer explicação nos fundamentos da economia real. “Vai tornar mais cara a conta da dívida pública, sufocar as famílias endividadas, restringir o acesso ao crédito e o crescimento da atividade econômica”, publicou no X, antigo Twitter.

Essa foi a primeira reunião do Copom sobre a gestão do novo presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O aumento foi decidido por unanimidade. A Selic passou de 12,25% ao ano para 13,25% ao ano — um aumento de 1 ponto percentual.

Apesar da crítica, Gleisi isentou Galípolo: “Neste momento sabemos que não resta muita alternativa ao novo presidente do BC, Gabriel Galípolo. Restam desafios para reposicionar as expectativas do mercado e a orientação da instituição que dirige”, completou. O aumento já estava certo acontecer desde a última reunião do Copom, que ocorreu em dezembro de 2024.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lotofácil: Quatro apostas, 1 baiana, ganham R$ 386 mil cada 1; Quina paga R$ 9 mi a 1 apostador

  Quatro apostadores acertaram as 15 dezenas do concurso 3.444,...

Candeias: SEMOP promove curso de capacitação para fiscais e feirantes

  Os fiscais lotados na Secretaria de Ordem Pública (SEMOP),...

Vitória segura pressão, empata com o Botafogo, mas segue no Z-4 do Brasileiro

  O Vitória segurou a pressão do Botafogo e voltar...

Bônus de Itaipu deve reduzir valor de contas de luz

  A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, na...