Oito baianos foram convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima, que acontece a partir de 23 de agosto, na capital do Peru. A lista de atletas foi divulgada nesta terça-feira (16/7), pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A modalidade com mais representantes da Bahia é o Futebol de 5, que conta com o soteropolitano Gledson da Paixão – atuante na Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de S. B. do Campo -, e o “trio de ouro” do Instituto de Cegos da Bahia (ICB): Cassio Lopes dos Reis, Maicon Junior e Jefferson Gonçalves, o Jeffinho, já eleito melhor do mundo na categoria. Eles são das cidades de Ituberá, Candeias e Maraú, respectivamente.
No atletismo, duas baianas integram a delegação: Tascitha Oliveira Cruz, de Salvador, e Raissa Rocha Machado, de Ibipeba, região da Chapada Diamantina; já Evânio Rodrigues da Silva, do município de Cícero Dantas, representa o estado no halterofilismo, e Bruno Rodrigues Mota, de Monte Santo, disputa no parataekwondo.
RECORDE
Com 512 integrantes, esta é maior delegação brasileira da história da competição, com 337 atletas, entre os quais atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência, de 23 estados e do Distrito Federal em 17 modalidades. Este número representa um acréscimo de 24% em relação à última edição do Parapan, na cidade de Toronto, no Canadá, em 2015.
O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos jogos continentais. Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Neste último, foram 257 medalhas conquistadas, das quais 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze, de acordo com dados do CPB.
EMBARQUE
O embarque para capital peruana será dividido em cinco grupos:
17 de agosto – halterofilismo, tênis de mesa, rúgbi em CR, volei sentado.
18 de agosto – basquete em CR, futebol de 5, futebol de 7, judô, tiro esportivo, tênis em CR.
19 de agosto – atletismo e tênis em CR.
20 de agosto – atletismo, goalball e natação.
23 de agosto – bocha, ciclismo, parabadminton e parataekwondo
NOVAS MODALIDADES
O Parapan de Lima contará com, aproximadamente, 1.890 atletas, de 33 países, em 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, parabadminton, parataekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro esportivo e voleibol sentado. Além disso, esta edição arca a inclusão de três novas modalidades: parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo.
Lima dará vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 20123, em quatro modalidades: basquete em cadeira de rodas (os três primeiros colocados no masculino e campeão e vice no feminino), rúgbi em cadeira de rodas (campeão), tênis em cadeira de rodas (uma vaga no feminino e uma no masculino) e vôlei sentado (os quatro primeiros do feminino e do masculino).