Petrobras alerta para risco de desabastecimento de gás de cozinha

Date:

 

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse que, se houver um aumento do imposto sobre a gasolina, como defende o setor produtor de etanol, poderá haver um desabastecimento do GLP, que é o gás de cozinha, no Brasil. A afirmação foi feita em uma coletiva de imprensa hoje (17) transmitida pela internet.

“Etanol e gasolina são produzidos na mesma unidade. Ao incentivar o etanol, vamos reduzir a produção de gasolina.  E reduzindo a produção de gasolina, há redução de GLP. Isso nos levará a necessidade de importar mais GLP. E, como existe uma capacidade  limitada de internação (importação) do GLP importado, há um risco de desabastecimento do mercado brasileiro. Por isso, os proponentes dessa medidas precisam refletir sobre essa medida e as consequências para os consumidores brasileiros que serão seriamente afetados nesse momento”, afirmou Castello Branco.

Em meio à queda do preço do barril de petróleo, e a queda do consumo de combustíveis no país por conta da pandemia do novo coronavírus, a Unica, que representa os produtores de etanol, enviou ao governo um pedido para aumentar a alíquota do Cide por litro de gasolina A (gasolina pura) dos atuais R$ 0,10 para R$ 0,50.

“No momento estamos importando GLP para garantir o abastecimento.  Com o outono e o inverno, a demanda por GLP aumenta no Sul e Sudeste. Se colocar impostos em gasolina para beneficiar o etanol, terá impacto negativo”, disse o executivo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Jamaica declara estado de calamidade pública após passagem do furacão Melissa

  O primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, declarou estado de...

Lula faz reunião de emergência com ministros para definir ações diante da crise no Rio

  Assim que chegou a Brasília na noite de terça...

Vitória pode perder 4 jogadores em jogos decisivos do Brasileirão; entenda

  O Vitória pode ter desfalques importantes em jogos decisivos...

Polícia do Rio atualiza dados de megaoperação; número de mortos sobe para 107

  A Polícia do Estado do Rio de Janeiro divulgou,...