O pix por aproximação começa a funcionar nesta sexta-feira (28) como mais uma ferramenta de pagamento. O recurso será lançado pelo Banco Central (BC) no Brasil.
A partir do lançamento, será possível fazer transações via pix ao encostar o celular em maquininhas, como já ocorre com cartões de crédito e débito através das carteiras digitais, sem precisar abrir o aplicativo do banco.
Para utilizar o recurso, é preciso baixar e instalar o aplicativo da carteira digital como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google, caso já não tenha o aplicativo. Após isso, basta acessar o aplicativo da carteira digital e inserir um cartão de pagamento do banco de sua preferência. Por fim, habilitar o recurso de pagamento com Pix por aproximação e salvar.
Ao ativar esse recurso, o cliente não precisará mais sair do ambiente de compras on-line, em e-commerces, para realizar o pagamento. Ele poderá vincular a conta previamente na loja virtual desejada e efetuar o pagamento diretamente nesse ambiente, sem a necessidade de outro aplicativo ou de ser redirecionado para outra aba do navegador.
Todas as transações que tiverem como meio de pagamento o Pix por aproximação terão limite padronizado de R$ 500, mas o cliente poderá alterar o valor máximo por transação ou por dia.