A Polícia Civil da Bahia reforçou seu compromisso com o enfrentamento à violência de gênero durante a Micareta de Feira de Santana 2025, acompanhando neste sábado (3) o desfile do “Bloco Delas”. A atração, composta exclusivamente por mulheres, levou ao circuito da festa mensagens de empoderamento, valorização da autoestima feminina e combate à violência contra a mulher.
A delegada-geral adjunta, Márcia Pereira, liderou uma comitiva formada por delegadas, investigadoras e escrivãs, que atuaram com orientações educativas e distribuição de informações sobre canais de denúncia e ações preventivas. Durante o evento, mulheres e crianças interagiram com a equipe policial, tirando fotos e manifestando apoio às ações de enfrentamento à violência de gênero.
“O Bloco Delas traz uma mensagem de defesa das mulheres e da luta contra a violência de gênero, que a Polícia Civil faz questão de compartilhar e enfatizar em todas as suas ações”, afirmou Márcia Pereira, destacando a importância da presença institucional em espaços culturais de grande alcance.
Participaram da iniciativa as diretoras dos principais departamentos da Polícia Civil voltados à proteção de grupos vulneráveis, como Juliana Fontes (DPMCV), Lígia de Sá (DHPP), Bárbara Lima (DPSV), e a delegada titular da Deam de Feira de Santana, Clécia Vasconcelos. A superintendente da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Camila Batista, também integrou a ação.
A atuação da Polícia Civil na micareta inclui ainda os Postos da Deam e do SERVVIR (Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo), além da “Operação Quitérias”, voltada à prevenção e repressão de crimes sexuais contra mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.