Home Blog Page 574

Biden critica Trump por “avalanche de mentiras” sobre furacões

0

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou nesta quarta-feira (9) o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump de espalhar uma “avalanche de mentiras” sobre a resposta do governo aos furacões Helene e Milton.

Biden, acompanhado da vice-presidente Kamala Harris, que também concorre nas eleições de 5 de novembro, afirmou que Trump “esteve à frente dessa avalanche de mentiras”. “Houve uma promoção imprudente, irresponsável e implacável de desinformação e mentiras descaradas”, disse Biden em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, enquanto a poderosa tempestade Milton se dirigia para a Flórida.

Biden acrescentou que a desinformação foi “afetando a confiança” no trabalho de resgate e recuperação e que foi “prejudicial para aqueles que mais precisam de ajuda”. Trump e os republicanos apresentaram afirmações falsas sobre as tempestades, apontando especificamente para a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fena) e acusando falsamente o governo de desviar fundos para migrantes.

Candeias: Conheça os dois vereadores com mais mandatos na Casa Legislativa do município

0

 

A Câmara de Vereadores de Candeias teve uma renovação considerável nas eleições deste ano. Das 15 cadeiras disponíveis na Casa Legislativa, 8 serão ocupadas por novos vereadores.

A renovação corresponde a quase 60% do parlamento. Até a legislatura atual a Câmara tinha 17 vereadores, mas após o IBGE apontar redução populacional em Candeias, o poder Legislativo passou a contar com 15 vagas.

A vereadora Alcione Cica que tem 7 mandatos (encerra em dezembro),na Casa não conseguiu renovar o mandato, com isso a vereadora Rosana de Bobó (PODE) e Valdir Cruz (PRTB), se tornaram os edis com mais mandatos na Câmara, 4 cada um.

Eu Antes de Rosana, seu esposo Bobó (atual presidente de PODE), foi vereador por 3 mandatos, ou seja: o casal soma 7 mandatos com a renovação de mandato da vereadora Rosana neste domingo (6).

Rosana foi a vereadora mais votada do partido PODEMOS, obtendo 1.409 votos, enquanto Valdir também foi o mais votado do seu partido com 1.446 votos.

A nova legislatura ocorre em 1º de janeiro de 2025 com a eleição da nova mesa diretora, que vai eleger presidente, vice-presidente e 1º e 2º secretário.

Setembro tem quatro chacinas e 149 baleados em Salvador e RMS, revela Instituto Fogo Cruzado

0

 

Salvador e a Região Metropolitana (RMS) tiveram 144 tiroteios em setembro, resultando em 149 pessoas baleadas, das quais 118 morreram e 31 ficaram feridas, segundo o Instituto Fogo Cruzado. O relatório aponta que quatro chacinas foram registradas no período, com 15 mortos, sendo o maior número de ocorrências.

Das quatro chacinas, duas envolveram ação policial e ocorreram em Camaçari (2), Salvador (1) e Itaparica (1). O Instituto destacou a presença de mulheres entre as vítimas e a gravidade da situação. Segundo Tailane Muniz, coordenadora do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, os dados são essenciais para formular políticas públicas que preservem vidas.

“Investir em inteligência é um bom caminho possível. Soteropolitanos e moradores da região metropolitana estão condicionados à violência armada e isso não é razoável. Uma política eficiente preserva vidas e isso só se faz a partir de evidências. Esses indicadores são fundamentais porque servem de insumo para o poder público compreender o cenário e buscar formas de conter o avanço da violência.”, avalia.

Em Salvador, ocorreram 106 tiroteios, com 76 mortos e 26 feridos. Camaçari registrou 18 tiroteios, 19 mortos e 1 ferido. As chacinas reforçam a necessidade de maior investimento em inteligência para combater a violência armada na região

Fortalecimento do PSD dificulta chapa puro-sangue do PT para o Senado em 2026, avaliam líderes da base

0

 

O resultado expressivo do PSD na disputa pelos 417 municípios baianos praticamente inviabiliza a estratégia do PT de ocupar três das quatros vagas na chapa majoritária de 2026 com candidatos petistas de puro-sangue, avaliam líderes da base governista consultados pela coluna sobre os desdobramentos das eleições deste ano para a próxima sucessão estadual. Ao todo, a legenda liderada pelo senador Otto Alencar emplacou 115 prefeitos no interior baiano, sete a mais do que em 2020, quando conquistou 108 cidades. O fortalecimento eleitoral do PSD coloca o partido com vantagem na mesa de negociações em torno da candidatura  No momento, o desejo do PT é assegurar a candidatura à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues e a dobradinha do senador Jaques Wagner com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para o Senado.

Lotação esgotada
“Com Otto mais forte no jogo, será muito difícil para o PT ficar com a vaga de governador e as duas do Senado. Se o PSD exigir que o senador  ngelo Coronel concorra a um segundo mandato na chapa do Palácio de Ondina, e é bem provável que faça isso, os petistas terão que rifar uma delas. Aí é que está a questão: Jerônimo, até o momento, já tem o lugar dele garantido. Wagner, por já ser senador e aliadíssimo do presidente Lula, tem prioridade na fila. Acontece que Rui também está disposto a garantir seu espaço, e tem poder de barganha para isso “, analisou um líder da base aliada com assento no Conselho Político do governo, em referência ao crescimento do Avante, que saltou de quatro para 60 prefeitos eleitos no último dia 6 de outubro, em movimento articulado pessoalmente pelo chefe da Casa Civil do Planalto para ganhar oxigênio no duelo por uma das candidaturas a senador.

Dois por um
Dois outros caciques governistas acham que o único jeito de resolver o eventual impasse em torno da montagem da chapa majoritária da base seria convencer o PSD a ficar com a vaga de vice-governador, hoje ocupada por Geraldo Jr., candidato derrotado a prefeito de Salvador pelo MDB. Ambos creem que, para aceitar a oferta, o PSD vai querer também que o governo apoie a recondução do deputado estadual Adolfo Menezes à presidência da Assembleia Legislativa pelos próximos dois anos. Nesse caso, porém, a hipótese pode esbarrar nos planos do MDB para 2026 e no peso que a legenda comandada na Bahia pelos irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima terá na futura disputa pelo governo do estado.

De boa na lagoa
“Na minha vida pública, tenho uma data para anunciar as decisões que tomo em ano de eleição: dia 29 de março, por coincidência, o aniversário de Salvador. Antes disso, nunca”, afirmou o senador Otto Alencar, quando perguntado pela Metropolítica sobre as negociações de espaços para o PSD no palanque governista. Para Otto, o alto número de prefeitos eleitos pelo partido é reflexo direto de sua forma de atuação política. “Quem me conhece sabe que trabalho pelo grupo, jamais pensando só em mim. A vitória que tivemos é fruto da atenção constante que damos às nossas lideranças. Tanto que tivemos candidatos em quase 230 municípios na Bahia. Vencemos na metade deles. E em muitas das cidades onde perdemos, a derrota foi por pouco. O que mostra que o PSD está mais forte do que nunca aqui”, afirmou o senador.

Queda livre
Em meio à ressaca eleitoral, dois fiascos viraram assunto nos corredores da Câmara Municipal de Salvador. O primeiro foi a derrapada do vereador Joceval Rodrigues (MDB), que em 2020 teve 5.723 votos, mas recebeu apenas 1.538 no domingo passado e terminou na 182ª posição. Já o vereador Isnard Araújo (PL), que quatro anos atrás terminou a disputa na terceira colocação com 12.799 votos, viu o número definhar para 4.239 e ficou em 90º lugar. Nos dois casos, o fracasso é atribuído à perda de apoio do eleitorado da Igreja Católica e da Universal, respectivamente, antigos redutos de Joceval e Isnard.

Morte na praia
Na turma dos que buscavam espaço na Câmara de Vereadores, uma derrota mobilizou as rodas de conversa na Casa. Apesar do empenho pessoal do deputado federal Léo Prates, mais votado na capital na eleição de 2022, o ex-chefe da Defesa do Consumidor do Município (Codecon) Zilton Krüeger Netto conseguiu somente 6.333 votos e ficou como primeiro suplente do PDT. Contudo, aposta-se alto que um dos quatro eleitos pelo partido – Omarzinho Gordilho, ex-presidente da Limpurb; e os vereadores Anderson Ninho, Roberta Caires e Débora Santana – será nomeado para o alto escalão no segundo governo Bruno Reis (União Brasil), abrindo espaço para que Zilton assuma o mandato de forma interina.

Ciranda, cirandinha
Quem também está de olho na dança de cadeiras da prefeitura é o ex-vereador Orlando Palhinha, que ficou na primeira suplência do União Brasil. Integrantes do núcleo-duro do Palácio Thomé de Souza dão como certa a nomeação de pelo menos um quadro reeleito pelo partido para o secretariado de Bruno Reis. Em especial, Marcelle Moraes, que chefiou por mais de três anos a pasta de Sustentabilidade, Inovação e Bem-Estar Animal. Em entrevista à Rádio Metropole na segunda (07), Marcelle fez como todo bom político: não disse que sim e nem que não.

Rainha da selva
Ainda sobre Marcelle Moraes, a vitória eleitoral teve um gosto mais que especial para ela. É que o irmão da vereadora, o ex-deputado estadual Marcell Moraes, trabalhou ativamente para derrotá-la e eleger a ex-esposa, Carol dos Animais (PSDB), com o apoio do mundo pet. No entanto, Marcelle levou a melhor. Para ser mais preciso, teve quase 10 mil votos, contra 4.196 obtidos pela ex-cunhada.

Corra, Galego, corra!
Mal tinha acabado o rescaldo das eleições, e o senador Jaques Wagner foi chamado às pressas a Brasília pelo presidente Lula, que convocou no domingo (06) uma reunião com a cúpula do governo federal para as 9h da manhã seguinte. A pauta: avaliar o resultado da sucessão, ajustar a sabatina do economista Gabriel Galípolo, aprovado nesta terça-feira (08) pelo Senado como novo presidente do Banco Central, e discutir a estratégia voltada a consolidar a regulamentação da reforma tributária no Congresso. Para chegar a tempo, Wagner madrugou no Aeroporto de Salvador, onde partiu por volta das 4h30.

Beatriz Reis é contratada pela Globo: ‘Nunca me senti tão feliz’

0

 

A ex-participante do “Big Brother Brasil 24”, Beatriz Reis, anunciou nesta segunda-feira (7) em suas redes sociais que é a nova apresentadora da TV Globo. Ela compartilhou uma foto do seu crachá e celebrou essa conquista com seus seguidores no Instagram.

“Apresentadora! Meu Deus, eu nunca me senti tão feliz e realizada na minha vida. Tenho uma gratidão eterna a Jesus e ao meu amor. Nunca foi sorte, sempre foi você, Deus”, escreveu Beatriz.

Ela fará sua estreia em um quadro chamado “EconoBia”, que abordará temas de economia e finanças dentro do programa “Encontro com Patrícia Poeta”. Beatriz expressou sua gratidão por essa nova fase em sua carreira: “Bia apresentadora nasceu! Na TV Globo com meu novo quadro ‘EconoBia’”. 

 

Dupla Ba-Vi se prepara para partidas decisivas no Brasileirão

0

 

Os próximos jogos de Bahia e Vitória pela série A do Brasileirão precisam ser vitoriosos, já que a dupla Ba-Vi  trabalha pelo mesmo propósito: conquistar o máximo de pontos possíveis na competição para encerrar a temporada de forma positiva.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, após o período de paralisação por conta da Data Fifa, ambos os times baianos encontrarão rivais diretos nas respectivas aspirações: o Cruzeiro e o Red Bull Bragantino.

Trajetória do Bahia – O tricolor baiano segue focado em conquistar uma vaga na próxima Libertadores. Após tropeçar novamente para o Flamengo no último fim de semana, o Tricolor desceu para o 7º lugar, com 45 pontos, e precisa voltar a pontuar para decolar novamente.

Na próxima rodada, o Esquadrão enfrenta o Cruzeiro e tem a chance de abrir cinco pontos de vantagem sobre a Raposa, que ocupa a 8ª colocação, com 43 pontos. Além disso, uma combinação de resultados pode ajudar o time baiano a retornar à 5ª posição.

Desafio do Vitória – Na outra parte da tabela, o Vitória disputa um ‘campeonato à parte’ para se afastar da zona da degola desta Série A. Sem vencer há duas rodadas, o Rubro-Negro precisa conquistar os três pontos na próxima partida para ‘respirar’ fora do Z-4.

O adversário do Leão será o Red Bull Bragantino que, apesar de estar na 13ª posição, com 34 pontos, ainda está ameaçado pelo rebaixamento. Caso triunfe, o Vitória chegará a 32 pontos e, contando com a derrota dos adversários diretos, poderá subir até duas posições, para o 15º lugar.

Datas dos jogos-  As partidas estão previstas para acontecer nos próximos dias 18 e 19 deste mês. O Bahia entra em campo na sexta-feira, 18, contra o Cruzeiro, no Mineirão, enquanto o Vitória jogará no sábado, 19, contra o Red Bull Bragantino, no Barradão.

M. Deus: Morre advogado e ex-secretário Luiz Montal

0

 

Morreu na manhã desta terça-feira (8), o advogado e empresário Luiz Montal, uma das figuras políticas mais conhecidas da cidade de Madre de Deus.

De acordo com informações, Montal havia feito um transplante de fígado e acabou adquirindo uma bactéria, o que agravou seu estado de saúde.

Ele estava internado num hospital da capital baiana.

Montal já frequentava o município de Madre de Deus como veranista, mas foi na década de 90 que ele começou a atuar profissionalmente na cidade.

Chegou para ser o procurador jurídico da até então prefeita Carmen Ganderela (in memorian), mas foi impedido pelo fato de ter menos de 33 anos, idade mínima estabelecida pelo Lei Orgânica da época.

Daí ele assumiu a secretaria de Governo e ocupou outros cargos em diferentes gestões, inclusive na parte jurídica da Câmara de Vereadores da cidade. Na gestão de Jeferson foi secretário de Meio Ambiente e atualmente prestava serviços técnico para a empresa Acelen.

Familiares ainda não divulgaram local e horário do enterro. Montal deixa esposa e filhos

Mega sena pode pagar 3,5 milhões nesta terça-feira

0

 

O sorteio do concurso 2.784 da Mega-Sena realizado na noite desta terça-feira (8), em São Paulo. O prêmio para o próximo sorteio é de 3,5 milhões.

No último sorteio, realizado no sábado (5), apenas uma aposta feita online ganhou o prêmio de R$ 52 milhões. Os números sorteados foram: 07 – 30 – 38 – 39 – 43 – 54.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos.

Polícia Federal apreende R$ 1,88 milhão em combate a crimes eleitorais

0

 

A Polícia Federal apreendeu um total de R$ 1.881.618,28, dos quais R$ 597.975,50 estavam em dinheiro, durante ações contra crimes eleitorais no domingo (6), primeiro dia do turno das eleições municipais no Brasil. A corporação atualizou o relatório de apreensões no início da tarde desta segunda-feira (7).

No total, em 2024, foram confiscados R$ 50,4 milhões, com R$ 21,8 milhões em espécie, em ações também relacionadas a crimes eleitorais, segundo informações da Polícia Federal.

Em termos de ocorrências gerais, desde ontem até o último relatório, foram registrados 315 casos apenas pela PF: 182 termos circunstanciados, 117 inquéritos policiais abertos e 16 situações de flagrante sob análise. Pelo menos 415 pessoas foram levadas para prestar esclarecimentos.

Neste domingo, os principais crimes reportados foram propaganda irregular e corrupção eleitoral, incluindo a compra de votos.

Confira a quantidade de casos registrados pela Polícia Federal por Unidade da Federação até o momento:

  • RJ – 61
  • CE – 26
  • MA – 20
  • MG – 18
  • PA – 16
  • PR – 15
  • PB – 14
  • AC – 12
  • RR – 12
  • SP – 12
  • SE – 11
  • AL – 10
  • ES – 9
  • MT – 9
  • MS – 8
  • PE – 8
  • RS – 8
  • AP – 7
  • AM – 6
  • BA – 6
  • PI – 6
  • RO – 6
  • TO – 6
  • DF – 4
  • RN – 2
  • SC – 2
  • GO – 1

Aneel aprova venda da distribuidora de energia do Amazonas ao grupo J&F

0

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, aprovou a venda da distribuidora do Amazonas, a Amazonas Energia, ao grupo J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista.

O negócio implica custos de R$ 14 bilhões aos consumidores, que serão repassados às contas de luz. A Amazonas Energia é responsável pela distribuição de energia elétrica a mais de 1 milhão de unidades consumidoras nos 62 municípios amazonenses. 

A decisão foi tomada por Feitosa de forma monocrática, ou seja, sem deliberação pela diretoria colegiada da Aneel –o que é incomum na agência. Com o despacho de Feitosa, a venda da Amazonas para a Âmbar Energia – empresa do grupo J&F, que vai adquirir a distribuidora — volta a ser feita no modelo mais vantajoso para as empresas e mais caro para os consumidores.