Home Blog Page 577

Lula diz que bets têm que ser tratadas como “questão de dependência”

0

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (3), com ministros envolvidos nas discussões sobre o funcionamento das casas de apostas e jogos de azar on-line para definir novas medidas de controle do mercado.

“Tem muita gente se endividando, tem muita gente gastando o que não tem, e nós achamos que isso deve ser tratado como uma questão de dependência. Ou seja, as pessoas são dependentes, estão viciadas. Estão resolvemos fazer a reunião que está presente nosso ministro da Fazenda que tem tentado cuidar disso desde que nós tomamos posse”, afirmou.

Lula disse que a regularização dos jogos começou no governo Temer. Ele lembrou que, esse processo, no seu governo, teve início no primeiro semestre do ano passado. Estavam presentes, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Nísia Trindade (Saúde) e André Fufuca (Esportes).

Propaganda eleitoral em rádio e TV termina nesta quinta-feira (3)

0

 

A veiculação do horário eleitoral obrigatório no rádio e na televisão termina nesta quinta-feira (3). As propagandas eleitorais estão sendo veiculadas desde o dia 30 de agosto.

Candidatos a prefeito e vereador tiveram mais de um mês para apresentar seus projetos para os eleitores nas propagandas. No período, a transmissão foi realizada de segunda a sábado, sendo em dois blocos de 10 minutos cada. No rádio, às 07h e 13h.

Emissoras precisaram reservar 70 minutos diários, de segunda a domingo, para inserções de 30 segundos ou de 1 minuto, definidos pelos partidos. Municípios que tiverem segundo turno, marcado para 27 de outubro, a propaganda eleitoral será retomada no dia 11 de outubro, indo até o dia 25 de outubro.

Dois convocados se machucam na Champions e preocupam Seleção Brasileira

0

 

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, ganhou duas preocupações nesta quarta-feira (2). Os zagueiros Bremer, da Juventus, e Éder Militão, do Real Madrid, deixaram seus jogos pela Champions League com problemas físicos. O Brasil entra em campo contra Chile e Peru pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

O que mais inspira preocupação é Bremer. O defensor da Velha Senhora deixou o gramado após sofrer uma torção no joelho esquerdo aos cinco minutos do primeiro tempo da vitória italiana sobre o RB Leipzig por 3 a 2, na Alemanha, pela segunda rodada. O atleta será submetido a exames para saber a gravidade do problema. Já Militão foi substituído aos 11 do segundo tempo após sentir dores na coxa esquerda. Ele iniciou tratamento ainda no banco de reservas com uma compressa na região e será avaliado nos próximos dias.

A apresentação dos convocados da Seleção está marcada para a próxima segunda (7) em São Paulo. Na próxima quinta (10), às 21h, o time Canarinho encara o Chile, em Santiago, pela nona rodada das eliminatórias. Na outra terça (15), às 21h45, o compromisso será diante do Peru, no Mané Garrincha, pela 10ª jornada. O Brasil ocupa o quinto lugar na tabela de classificação com 10 pontos, um a mais do que a Bolívia, que está fora da zona que dá vaga para o Mundial de 2026.

Caixa Econômica realiza leilão de 49 propriedades na Bahia

0

 

A Caixa Econômica está realizando um leilão com 1.146 propriedades em 24 estados e o Distrito Federal, incluindo casas (489 lotes), apartamentos (610) e terrenos (46). Na Bahia, são 49 imóveis a disposição para lances de pessoas interessadas. O evento é organizado pela Kron Leilões e Site Leilões, e os interessados poderão dar lances até 23 de outubro pela plataforma Superbid Exchange.

Os valores iniciais das propriedades variam de R$ 59,2 mil a R$ 3,6 milhões. Além dos lotes localizados na Bahia, a lista também conta com propriedade no Acre(1), Alagoas(11), Amazonas(4), Ceará(28), Espírito Santo(10), Goiás(172), Maranhão(27), Mato Grosso(10), Mato Grosso do Sul(11), Minas Gerais(114), Paraná(127), Paraíba(39), Pará(15), Pernambuco(42), Piauí(13), Rio Grande do Norte(49), Rio de Janeiro(179), Rondônia(3), Roraima(4), Santa Catarina(21), Sergipe(15), São Paulo(194), Tocantins(2) e Distrito Federal(6).

A Caixa Econômica oferece facilidades de pagamento, como o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como parte do pagamento, além de possibilidade de financiamento. Demais condições devem ser consultadas no edital, disponível no site da Caixa.

Ônibus deixam de circular em Tancredo Neves após tiroteio

0

 

Os ônibus deixaram de circular no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (3). O serviço de transporte foi interrompido após registro de um tiroteio durante uma operação policial nas proximidades do final de linha da localidade, por volta das 18h30 de quarta-feira (2).

Os coletivos passaram a operar na localidade até a Rua Paraíba, nas proximidades da Padaria do Edy. Agentes da Secretaria de Mobilidade (Semob) e funcionários da Integra monitoram a circulação dos coletivos e orientam os operadores.

O atendimento será retomado em Tancredo Neves tão logo as condições de segurança permitam.

Homem morreu em confronto

Um homem morreu durante o tiroteio no bairro, que aconteceu na noite de ontem. Segundo a Polícia Militar, os agentes realizavam ações de intensificação do patrulhamento na região, quando se depararam com um grupo de criminosos, que atirou contra os militares. Houve revide.

Após o confronto, um suspeito foi encontrado ferido. Ele foi socorrido para o Hospital Roberto Santos, onde não resistiu aos ferimentos. “Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições e uma mochila contendo maconha, cocaína e crack embaladas para venda”, diz a corporação.

Todo o material foi encaminhado para o registro da ocorrência na Delegacia de Proteção a Pessoa (DHPP).

Joe Biden diz ser contra ataques de Israel a instalações nucleares do Irã

0

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse não concordar com possíveis ataques retaliatórios de Israel contra instalações nucleares do Irã. A declaração do líder norte-americano aconteceu nesta quarta-feira (2), um dia após mísseis e foguetes iranianos atingirem o território israelense. A informação é de uma matéria do Metrópoles.

Questionado por repórteres se os EUA apoiariam um ataque contra o programa nuclear do Irã, Biden respondeu que não. Além disso, o presidente afirmou que Israel tem o direito de responder, mas “na mesma proporção”.

“A resposta é não [se os EUA apoiam uma ofensiva contra instalações nucleares iranianas]”, declarou Biden. “E eu acho que há coisas – nós discutiremos com os israelenses o que eles farão, mas eles – todos – todos os sete de nós [membros do G7] concordamos que eles têm o direito de responder, mas eles devem responder na mesma proporção.”

O Metrópoles aponta que o alerta do presidente norte-americano surge em meio a rumores de que uma resposta de Israel aos ataques do Irã possa ter como alvo o programa nuclear do país persa, há muito tempo alvo da comunidade internacional. Nos últimos anos, os olhos do mundo têm vigiado o regime do aiatolá Ali Khamenei, com o temor de que o Irã avance a ponto de o país ter capacidade de construir uma bomba nuclear.

O receio fez com que o programa nuclear iraniano fosse alvo de sabotagens nos últimos anos, envolvendo inclusive o assassinato do cientista nuclear mais importante do país, Mohsen Fakhrizadeh, em 2020. Ainda assim, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) disse, em abril deste ano, que o Irã está próximo de ter urânio enriquecido suficiente para a construção de uma arma de destruição em massa.

Aneel defende taxa extra na conta de luz após reclamações de ministério

0

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que vai analisar pleito do governo por um recuo na bandeira tarifária que será cobrada na conta de luz em outubro, mas defendeu a taxa extra, dizendo que a medida é necessária para pagar as térmicas e tem efeito educacional para o consumidor.

A agência confirmou, nesta terça-feira (1°), ter recebido ofício do Ministério de Minas e Energia pedindo a revisão de decisão da última sexta (27), que implementou a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de outubro, com cobrança adicional de R$ 7,877 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

“O aumento dos custos com energia elétrica no sistema de bandeiras traz repercussões para as famílias, em especial a partir do impacto nas despesas de energia elétrica, bem como o impacto inflacionário a partir do efeito da energia elétrica nos produtos e serviços”, diz o ofício do MME.

Entregue nesta terça, o ofício pede que a Aneel considere também o saldo da conta das bandeiras tarifárias, hoje em R$ 5,2 bilhões, em suas decisões sobre o tema. Para o MME, a “sobra de recursos” deveria ser usada para minimizar o impacto da seca sobre a conta de luz.

Antes mesmo de receber o pedido oficial, a agência havia dito que analisará o tema, mas frisou que a metodologia de definição das bandeiras foi aprovada após audiência pública e “é bastante sólida”.

“Trata-se de mecanismos objetivo, sem discricionariedade da Aneel”, afirma. A Aneel diz ainda que qualquer alteração desse mecanismo deve passar “por uma análise competente, pública e transparente, seguindo o rito da agência”.

São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus têm nova linha de ônibus elétrico

0

 

Mais uma nova linha de ônibus que beneficiará mais de 50 mil pessoas nos municípios de São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus foi disponibilizada pela Agerba, junto com o governo do Estado e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Infraestrutura (Seinfra).

O ônibus elétrico que passou a operar, nesta  terça-feira (1), atende a linha Terminal Águas Claras x São Francisco do Conde que liga as três cidades. A viagem estará em fase de teste durante 90 dias, período em que não haverá cobrança de tarifa aos usuários.

Recentemente também foram lançadas duas novas linhas de integração com o metrô Salvador/Lauro de Freitas por meio de ônibus 100% elétricos.  Segundo a superintendente de Mobilidade da Agerba, Grace Brito, o objetivo é expandir o projeto para mais linhas e estudar novos itinerários.

Presidente do TSE pede que eleitores compareçam às urnas no domingo

0

 

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, conclamou os eleitores a participarem do primeiro turno das eleições municipais no próximo domingo (6), quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Durante a sessão da Primeira Turma do Supremo, a ministra reforçou a importância do voto para a democracia e a cidadania. “Compareçam, votem. O voto é necessário, o voto é sua expressão de cidadania ativa, participante. Isso é necessário para que a gente continue a ter a instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes”, afirmou.

O primeiro turno das eleições será no domingo (6). Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar. Pelas regras eleitorais, somente cidades com mais de 200 mil eleitores, onde os candidatos à prefeitura não alcançarem maioria dos votos (metade mais um) no primeiro turno, podem ter disputa para o segundo turno, que está marcado para 27 de outubro.

Não há segundo turno para a disputa dos cargos de vereadores. De acordo com o TSE, 103 dos 5.569 municípios do país podem ter segundo turno.

Desfalcado, Bahia inicia treinos para enfrentar o Flamengo

0

 

O tricolor baiano voltou aos treinos e iniciou a preparação para enfrentar o Flamengo. A partida será neste sábado (5), às 19h, na Fonte Nova, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira (1º), o elenco se reapresentou no CT Evaristo de Macedo.

Sob o comando do preparador Danilo Augusto que realizou um trabalho físico, as atletas receberam orientações de Rogério Ceni que comandou uma atividade com foco na troca de passes e finalizações. Os goleiros também participaram do treino.

Logo depois, os jogadores que foram titulares contra o Criciúma foram liberados. O restante participou de um treino técnico em campo reduzido.
Cada vez mais perto do retorno, o volante Acevedo participou de todo o treino com os companheiros.

O uruguaio passou por cirurgia no joelho em janeiro, após se machucar na última rodada do Brasileirão do ano passado, e ainda não estreou na atual temporada. Já o atacante Biel fez trabalho de transição física, e o volante Rezende tratou a lesão na coxa. O Bahia terá mais três dias de preparação até o jogo contra o Flamengo.