Home Blog Page 593

Duas pessoas morrem após queda de helicóptero em Caruaru

0

 

Um helicóptero caiu  na zona rural de Caruaru, no interior de Pernambuco, nesta segunda-feira (9). Duas pessoas morreram e uma conseguiu sobreviver. Populares que estavam na região próxima da queda filmaram a aeronave no chão e em chamas.

De acordo com informações do Grupo Asa Branca, uma das vítimas fatais é o piloto da aeronave, identificado como André Gomes Ferreira. Já Henrique da Cunha Santos conseguiu sobreviver e teve queimaduras pelo corpo.

O terceiro ocupante, que ainda não teve o nome revelado, também foi a óbito. O Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Samu foram acionadas.

Rachou? Pitel abre o jogo sobre relação com Fernanda após BBB 24

0

 

Giovanna Pitel abriu o jogo e deu detalhes sobre sua relação com Fernanda Bande, de quem ficou muito amiga no BBB 24. As duas chegaram a apresentar juntas um programa da emissora após o reality, mas Pitel confirma que elas estão afastadas no momento.

“A gente tem se falado muito menos, não conversa tanto. Muitas coisas foram acontecendo nas nossas vidas que tendem a distanciar a gente… Ambas querem trabalhar com comunicação, mas estamos focadas em fazer nossa vida profissional funcionar individualmente”, disse Pitel em entrevista à TV Caras.

Mesmo com o distanciamento, Pitel garante que não houve atrito entre elas e confess que atualmente conversa mais com Rodriguinho. “Falo com o Rodrigo direto. Hoje tenho mais contato com ele do que com a Fernanda. Ela já disse que tem priorizado a família e o trabalho.”

Recentemente, Fernanda também falou sobre o distanciamento. “A vida acontece para todo mundo. Se ela não acontece para você, eu vou ser clara com você e com todo mundo que está assistindo. Ela veio morar no Rio e a gente tem vidas completamente diferentes, é só isso. Mas a gente se fala”, disse no De Frente com Blogueirinha.

Brasil envia equipe de bombeiros para combater incêndios na Bolívia

0

 

Uma missão humanitária composta por 62 bombeiros do Brasil combaterá incêndios florestais na faixa de fronteira com a Bolívia. Serão 37 agentes militares da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), e 25 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A coordenação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e os trabalhos são chefiados por especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Segundo nota publicada pelo MRE, os incêndios ao longo da faixa da fronteira ameaçam atingir o Pantanal brasileiro. Por isso, a missão tem tanto o objetivo de ajudar a Bolívia a combater o fogo em seu território, como evitar que novos focos atinjam o Brasil.

O comando da missão atua com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Estão previstos sobrevoos e análises de mapas satelitais para identificar focos de incêndio na fronteira da Bolívia com os estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Foram registrados 112 incêndios nas últimas semanas na região do Pantanal. Nesse momento, 18 estão ativos, 23 estão controlados pela força-tarefa liderada pelo Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo (vinculado ao Ibama/MMA) e 71 já foram extintos.

Parte da missão começou a atuar na última quinta-feira (5), quando um escalão avançado viajou até a Bolívia. Está previsto um comando conjunto baseado na cidade de San Ignacio de Velasco, no departamento de Santa Cruz, a cerca de 315 quilômetros da fronteira com o Brasil.

Incêndio queima 10 mil hectares do Parque da Chapada dos Veadeiros

0

 

Um incêndio iniciado na última quinta-feira (5) destruiu 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. De acordo com a administração da unidade de preservação, a área atingida é ainda uma estimativa e fica entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.

Em nota divulgada ontem (7), a chefia do parque informou que ainda não sabia o que ou quem provocou o incêndio, o que sinaliza que a unidade de preservação entende que pode ter sido criminoso. Na mensagem, também destaca que, desde o começo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o PrevFogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), escalaram efetivos para ajudar a debelar o incêndio, junto com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. A expectativa era de que hoje fossem enviadas à localidade duas aeronaves, o que a reportagem não conseguiu confirmar, já que não teve sucesso nas tentativas de contato.

Um grupo organizado pelo Polo de EcoCiências do Cerrado realizou hoje (8), pelo segundo dia consecutivo, um mutirão para avaliar as condições da Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN) Campo Úmido Voshysias, em Alto Paraíso de Goiás, próxima ao Parque Nacional. Assim como a RPPN Murundu, visitada neste sábado (7) no mesmo município, o local foi afetado por um incêndio e precisou ser examinado mais de perto, demandando também a retirada de espécies de plantas exóticas invasoras.

A rede de combate às chamas conta, ainda, com a Rede Contrafogo, que articula brigadas de voluntários, e o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC). Em um vídeo postado nas redes sociais, Ivan Anjo, da Rede Contrafogo, compartilha informações sobre outro ponto atingido por chamas, o lixão de Alto Paraíso de Goiás.

“Todo ano é a mesma coisa. O lixão pega fogo sempre na mesma semana! Em 2021 foi no dia 7 de setembro, 2022 foi dia 4 de setembro, em 2023 não teve (oh glória) e esse ano, 6 de setembro iniciado perto das 22h, enquanto ainda cuidavam do fogo no Pouso Alto [também em Alto Paraíso]. Seria só coincidência? A prefeitura não se organiza pra fiscalizar, vigiar e muito menos pra combater. Parecem gostar que o lixão diminua seu volume todo ano pra ter menos o que administrar. Dezenas de famílias tiveram que abandonar suas casas ontem devido a essa incompetência. Ou seria maldade mesmo? O que você acha?”, diz o texto que acompanha o vídeo. Nos comentários da postagem, moradores da cidade concordam com o brigadista e fazem críticas à gestão municipal.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos locais de preservação do Cerrado, conhecido como “berço das águas” e que, apesar disso, pode perder cerca de 34% do fluxo dos rios até 2050. De acordo com monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente este ano, até ontem (7), foram detectados 48.966 focos de queimada no bioma, que só perde para a Amazônia (79.175). A Agência Brasil tentou contato com o ICMBio, o Ibama e a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.

Preta Gil recebe visita de sobrinha em hospital

0

 

Internada, a cantora Preta Gil usou as redes sociais nesta sexta-feira (6) para compartilhou visita de sua sobrinha, Sol de Maria. A pequena é fruto do relacionamento entre Laura Fernandez e Francisco Gil e ainda deu um show de encenação para a avó.

“Hoje recebi essa surpresa linda, a visita da minha neta Sol de Maria! Ela é um dos motivos da minha força, ela faz eu me sentir mais viva!”, escreveu a artista ao compartilhar um vídeo da chegada da pequeno no quarto do hospital.

Em publicação, Preta ainda contou estava começando o segundo ciclo de quimioterapia após descobrir o retorno do câncer. Ela está Internada novamente no Hospital Sírio-Libanês.

Brasil vence Equador por 1 a 0 e quebra sequência de 4 jogos sem vitórias nas Eliminatórias

0

 

O Brasil venceu a equipe do Equador pelo placar de 1 a 0 na noite desta sexta-feira (6), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Na 7ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, a Seleção Brasileira quebrou a sequência de 4 jogos sem ganhar na competição e ficou com os três pontos em cima da equipe equatoriana.

Com o resultado, a equipe Canarinha subiu duas posições na classificação. Agora no 4º lugar, com 10 pontos, os brasileiros encontram a Seleção do Paraguai, na próxima terça-feira, dia 10, às 21h30, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção . Já os equatorianos, após a segunda derrota do torneio, estão na 6ª posição, com 8 pontos. O próximo duelo da equipe do Equador será contra o Peru, também no dia 10, às 18h, em Quito.

Alana Maldonado conquista primeiro ouro do Brasil no judô e se torna bicampeã paralímpica

0

 

A judoca brasileira Alana Maldonado venceu a chinesa Yue Wang, nesta sexta-feira (6), na final da categoria até 70 kg da classe J2, nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Com a medalha, Alana se torna bicampeã paralímpica no judô. Além de ser a primeira mulher brasileira a ganhar o ouro no esporte em uma paralimpíada, na edição de Tóquio 2020.

Nos Jogos do Rio-2016, Alana garantiu uma prata na carreira. A brasileira entrou direto na semifinal e venceu a japonesa Kasuza Osawa, por ippon, se garantindo na final na arena do Campo de Marte.

Alana praticava judô desde os quatro, mas descobriu a doença de Stargardt aos 14 anos. Em 2014, quando entrou para a faculdade, Alana Maldonado iniciou a carreira no judô paralímpico.

Polícia Federal designa delegada para investigar denúncias de assédio contra ministro

0

 

A investigação da Polícia Federal sobre as denúncias de assédio sexual contra o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, será conduzida por uma mulher. A PF anunciou nesta sexta-feira (6) que vai abrir inquérito para investigar as denúncias contra o ministro, divulgadas pela ONG Me Too Brasil. A Diretoria de Inteligência da Polícia Federal em Brasília vai ficar à frente do caso.

Conforme informações do jornalista César Tralli, da Globonews, o diretor-geral da PF, Andrei Passos, determinou que o inquérito será presidido por uma delegada, que já foi nomeada e está trabalhando no assunto.

As diversas diligências já estão em andamento para apurar o caso e reunir provas. “A DIP já encaminhou ofício para o Me Too, pedindo detalhes das denúncias que existiriam contra o ministro. Ofícios também foram encaminhados para a CGU e para a AGU”, disse.

Ainda de acordo com Passos, “como a investigação envolve ministros de Estado (Silvio Almeida e Anielle Franco), foi encaminhado também ao STF um pedido de autorização para que sejam ouvidos no inquérito policial”.

Não há prazo estabelecido pela PF para a duração das apurações. Pela gravidade das acusações, o diretor-geral determinou à Diretoria de Inteligência da PF todo empenho necessário para esclarecer os fatos o mais rapidamente possível.

O caso –  As denúncias contra o ministro foram divulgadas na quinta-feira (5) pela Me Too Brasil, ONG que combate o assédio sexual. A existência delas foi revelada inicialmente pelo portal Metrópoles, que informou que uma das vítimas do assédio sexual foi a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) – a Me Too não divulgou nomes de vítimas.

Silvio Almeida deixa pasta dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

0

 

O presidente Lula decidiu na noite desta sexta-feira (6) demitir o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, depois das denúncias de assédio sexual. “O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual. O governo federal reitera seu compromisso com os Direitos Humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada”, completou a nota.”, diz o Planalto em nota.

Silvio Almeida é acusado de assediar sexualmente integrantes do governo, dentre elas Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial. A saída de Almeida ocorre após reunião entre ele, o presidente Lula e a própria Anielle. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso. O agora ex-ministro nega as acusações. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.

A revelação acerca do relato de assédio foi feita pela organização Me Too Brasil. Em um comunicado oficial, a organização informou que as vítimas foram atendidas por meio de seus canais de suporte, recebendo assistência psicológica e jurídica.

Segundo o comunicado, como frequentemente ocorre em casos de violência sexual envolvendo pessoas em posições de poder, as vítimas enfrentaram dificuldades para obter apoio institucional e validar suas denúncias. Por causa dessas dificuldades, elas decidiram permitir a divulgação das informações para a imprensa.

O portal Metrópoles, no entanto, foi o primeiro a divulgar o caso, mencionando que a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, seria uma das vítimas.

Em nota, o ministro Silvio Almeida chamou as denúncias de “caluniosas”, baseadas em “mentiras” e “ilações” que visam prejudicá-lo. “Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim. Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país”, disse.

Leia abaixo a íntegra da nota de Silvio Almeida:

“Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim. Repudio tais acusações com a força do amor e do respeito que tenho pela minha esposa e pela minha amada filha de 1 ano de idade, em meio à luta que travo, diariamente, em favor dos direitos humanos e da cidadania neste país.

Toda e qualquer denúncia deve ter materialidade. Entretanto, o que percebo são ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro.

Confesso que é muito triste viver tudo isso, dói na alma. Mais uma vez, há um grupo querendo apagar e diminuir as nossas existências, imputando a mim condutas que eles praticam. Com isso, perde o Brasil, perde a pauta de direitos humanos, perde a igualdade racial e perde o povo brasileiro.

Toda e qualquer denúncia deve ser investigada com todo o rigor da Lei, mas para tanto é preciso que os fatos sejam expostos para serem apurados e processados. E não apenas baseados em mentiras, sem provas. Encaminharei ofícios para Controladoria-Geral da União, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e Procuradoria-Geral da República para que façam uma apuração cuidadosa do caso.

As falsas acusações, conforme definido no artigo 339 do Código Penal, configuram ‘denunciação caluniosa’. Tais difamações não encontrarão par com a realidade. De acordo com movimentos recentes, fica evidente que há uma campanha para afetar a minha imagem enquanto homem negro em posição de destaque no Poder Público, mas estas não terão sucesso. Isso comprova o caráter baixo e vil de setores sociais comprometidos com o atraso, a mentira e a tentativa de silenciar a voz do povo brasileiro, independentemente de visões partidárias.

Quaisquer distorções da realidade serão descobertas e receberão a devida responsabilização. Sempre lutarei pela verdadeira emancipação da mulher, e vou continuar lutando pelo futuro delas. Falsos defensores do povo querem tirar aquele que o representa. Estão tentando apagar a minha história com o meu sacrifício.”

Bahia.ba

Brasil enfrenta Equador buscando recuperação nas Eliminatórias

0

 

O Brasil enfrenta o Equador pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a partir das 22h (horário de Brasília) desta sexta-feira (5) no estádio Couto Pereira, em Curitiba, com objetivo de se recuperar na disputa.

Ocupando apenas a 6ª posição da classificação com sete pontos obtidos em seis jogos, a seleção brasileira tenta aproveitar o fato de jogar em casa para tentar apresentar um melhor futebol que a leve à vitória. Para isto, a equipe canarinho medirá forças com um adversário que, com oito pontos, ocupa a 5ª colocação da tabela.

Para mudar este panorama o fator comando técnico pode ser fundamental. Este será o primeiro jogo da equipe sob o comando de Dorival Júnior nas Eliminatórias. Nas primeiras rodadas do torneio o Brasil esteve sob o comando de Fernando Diniz.

Na era Dorival, a seleção já disputou oito jogos: quatro amistosos e quatro partidas da Copa América (competição disputada em Junho nos Estados Unidos e na qual o Brasil chegou às quartas de final).

Diante do Equador, Dorival afirmou, em entrevista coletiva concedida na última quinta (5), que o panorama é de um confronto difícil: “Será um jogo complicado. Não esperem um jogo tranquilo. O Equador fez uma grande Copa América, um jogo parelho com a Argentina. Esperem um jogo de bom nível”.

Para esta partida a tendência é que o treinador opte por uma escalação diferente da que usou nas primeiras apresentações sob seu comando. A expectativa é que o volante André, ex-Fluminense, ganhe uma oportunidade no meio, e que o trio de ataque seja formado por jogadores do Real Madrid (Espanha). Assim a seleção deve começar a partida com: Alisson; Danilo, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinícius Júnior e Endrick.

Assim como o Brasil, o Equador também terá novidades, a começar pelo seu comando. O espanhol Félix Sánchez saiu e o argentino Sebastián Beccacece assumiu a posição de técnico.