Após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse que temeu também ser capturado pelos Estados Unidos. Segundo o colombiano, a conversa telefônica com o presidente americano Donald Trump, na última quarta-feira (7) pode ter amenizado o clima de tensão entre as duas nações.
Em meio às tensões, Petro disse que “Nicolás Maduro ou qualquer presidente do mundo pode ser tirado [de seu governo] se não se alinhar com certos interesses. Segundo ele, Trump teria dito em conversa que estava pensando em “fazer coisas ruins” na Colômbia.
Mesmo após ter temido um ataque, o presidente afirmou que não reforçou sua segurança. “Aqui nem sequer existe defesa aérea. Nunca foi adquirida porque os combates são internos. Os guerrilheiros não têm caças F-16 e o Exército não possui esse tipo de defesa”, destacou.
Captura de Maduro
No dia 3 de janeiro, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro — e sua esposa — Cilia Flores, foram capturados em operação dos EUA para responder a acusações que incluem narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína e posse de armamento pesado.

