Profissionais da Saúde se reúnem para celebração do Fevereiro Roxo

Date:

 

O mês de fevereiro, é lembrado como o mês de conscientização contra as doenças crônicas Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, popularmente conhecido como “Fevereiro Roxo”. Para abordar esse tema, o Grupo de Fibromialgia, Amigos e Familiares de Candeias (ASFIFAC) com o apoio do CAPS realizaram na manhã desta sexta-feira (24) no CAPS uma ação com o tema: INTERDISCIPLINARIDADE: UNIFICA A FORMA DE VER O SUJEITO ATENDIDO.

Como o público eram pessoas com fibromialgia, houve um destaque para essa doenca. Na oportunidade houve a palestra da Psicóloga Clínica Josiane Lima, Nutricionista Clínica Talita Santos, Terapeuta de Saúde Integrativa Paulo Brito, Fisioterapeuta Pélvica Adriana Azevedo, Reumatologista Dr Alisson e o Terapeuta Corporal Hildemar Oliveira (Zore).

Foi abordado dicas e informações à população presente sobre a fibromialgia, com intuito de incentivar o diagnóstico precoce, prevenção, o tratamento  e consequentemente melhorar a qualidade de vida e bem-estar aos portadores dessa doença que é considerada crônica. É um trabalho de conscientização.

O lema desta campanha é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”.

Portanto, a sua principal proposta é promover o incentivo do diagnóstico precoce, justamente porque todas essas doenças podem ser retardadas com o início rápido do tratamento adequado.

A Fibromialgia ataca especificamente articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Popularmente conhecida como a “doença das dores inexplicáveis”, se manifesta através de dores musculares crônicas generalizadas (que duram mais de três meses), além de alterações no sono, humor e disposição do paciente. Assim como o Lúpus, a Fibromialgia é mais comum entre mulheres, com o diagnóstico da doença podendo ser feito de maneira clínica, por um reumatologista.

O evento também contou com a participação de Elena (Assistente Social e Especialista em Saúde Pública) dos membros do grupo, agentes comunitários e a população em geral.

Fique atento, quem cuida da saúde, cuida da vida!

Fonte: Cidade em Foco News

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Tempestade provoca tornado em região próxima ao Paraná

  Um tornado foi formado no departamento de Alto Paraná,...

Vacinação contra HPV é ampliada até junho de 2026

  Os jovens brasileiros de 15 a 19 anos que não...

Conta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra

  A conta de energia elétrica dos brasileiros começará 2026...

Governo divulga calendário do Bolsa Família 2026; veja datas

  O governo federal divulgou o calendário de pagamentos do...