Putin suspende adesão da Rússia a tratado de desarmamento nuclear

Date:

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nesta segunda-feira (4) um decreto suspendendo a participação do país no tratado de desarmamento nuclear INF, assinado durante a Guerra Fria, informou o serviço de imprensa do Kremlin em nota oficial.

“Dada a necessidade de tomar medidas urgentes seguindo a violação das obrigações dos Estados Unidos sob o tratado, assinado pela União Soviética e pelos Estados Unidos em 8 de dezembro de 1987. O compromisso da Rússia com o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário [INF, na sigla em inglês] está, de agora em diante, suspenso até que os Estados Unidos se manifestem sobre a violação das obrigações sob o tratado ou até o tratado ser revogado”, diz o decreto.

Segundo a Agência Brasil, o Ministério de Relações Exteriores da Rússia foi instruído a mandar um comunicado da suspensão aos Estados Unidos. O Kremlin informou que o decreto entrou em vigor imediatamente após a assinatura.

TRATADO

O tratado INF entrou em vigor em 1º de junho de 1988. Ele se aplica a mísseis baseados em terra de médio alcance (1 mil a 5 mil quilômetros) e de curto alcance (500 a 1 mil quilômetros). Ao longo das últimas três décadas, os Estados Unidos acusaram a Rússia de violar o acordo diversas vezes, com o governo de Moscou desmentindo as acusações.

Em 1º de fevereiro, o presidente norte-americano, Donald Trump, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Michael Pompeo, anunciaram a suspensão das obrigações de Washington sob o tratado INF a partir do dia seguinte. Em 2 de fevereiro, Putin anunciou que o governo de Moscou também estava suspendendo a participação no acordo.

Em 20 de fevereiro, Putin disse em discurso ao parlamento russo que o país “terá de desenvolver e instalar armas que podem ser usadas não apenas contra áreas das quais uma ameaça direta virá, mas também contra territórios onde estão localizados centros de decisão”. Ele também destacou que os Estados Unidos têm insistentemente ignorado o tratado INF ao instalar lançadores de mísseis na Romênia e na Polônia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Jerônimo afirma que Candeias seguirá na rota dos investimentos do Governo da Bahia

  Segundo Jerônimo, o resultado das urnas definiu o novo...

Após 25 anos, Museu Wanderley Pinho reabre e passa a fazer parte de roteiros náuticos e culturais da Bahia

O Museu do Recôncavo Wanderley Pinho foi reaberto nesta...

Credenciamento de veículos de moradores para acesso às áreas do Carnaval encerra nesta segunda-feira

  O prazo para que moradores de áreas próximas aos...

Anvisa determina recolhimento de tônico capilar com minoxidil e suspende venda de produtos irregulares

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o...