Randolfe Rodrigues retira projeto que altera regras de eleição para o Senado

Date:

 

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, retirou da tramitação o projeto de lei (PL 4629/2024) que propunha mudanças nas regras para a eleição ao Senado Federal. A proposta previa que cada eleitor escolhesse apenas um candidato, em vez de dois, como determina a legislação atual. O texto foi retirado para ser debatido no âmbito da reforma eleitoral em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Randolfe justificou a proposta como uma tentativa de adequar o sistema eleitoral ao princípio do voto uninominal, afirmando que o modelo atual, que permite dois votos, é uma “distorção” incompatível com a tradição republicana. O projeto foi apresentado no início de dezembro e gerou críticas de opositores, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o classificou como uma estratégia da esquerda para evitar um “fracasso” nas eleições de 2026.

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), também criticou a proposta, chamando-a de “casuísmo”. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, por sua vez, destacou que a iniciativa foi pessoal de Randolfe e não representa uma proposta oficial do Palácio do Planalto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lotofácil: Quatro apostas, 1 baiana, ganham R$ 386 mil cada 1; Quina paga R$ 9 mi a 1 apostador

  Quatro apostadores acertaram as 15 dezenas do concurso 3.444,...

Candeias: SEMOP promove curso de capacitação para fiscais e feirantes

  Os fiscais lotados na Secretaria de Ordem Pública (SEMOP),...

Vitória segura pressão, empata com o Botafogo, mas segue no Z-4 do Brasileiro

  O Vitória segurou a pressão do Botafogo e voltar...

Bônus de Itaipu deve reduzir valor de contas de luz

  A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, na...