O governador da Bahia Rui Costa (PT) visitou o município de Coronel João Sá, no nordeste do estado, que foi fortemente atingindo pela chuva que atinge a região, provocando a cheia do Rio do Peixe e grandes prejuízos para a população local e também da cidade de Pedro Alexandre.
Acompanhado do secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, o governador visitou as ruas afetadas, conversou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Teles, e se reuniu com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral.
“O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água. Nossa medida imediata foi trazer aqui o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil; trouxemos máquinas e equipamentos para desobstruir bueiros, facilitar o deslocamento da população”, disse o gestor.
O chefe do Executivo Estadual disse ainda que “vai monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas”.
De acordo com o prefeito Carlos Sobral (MDB), foi decretado estado de emergência na cidade, que já estava em estado de emergência por causa da estiagem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 500 famílias desalojadas foram encaminhas para escolas e ginásio de esportes.