O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que a Ucrânia usou foguetes de fabricação norte-americana, para destruir uma ponte sobre o rio Seym, na região de Kursk. A ação teria matado voluntários que tentavam evacuar civis. Os foguetes são provavelmente HIMARS (sistema lançador múltiplo de foguetes).
A região faz parte da maior ofensiva de Kiev em solo russo desde o início do conflito. Até semanas atrás, a guerra vinha sendo travada quase inteiramente em território ucraniano.
Por meio do aplicativo de mensagens Telegram, a porta-voz do ministério Maria Zakharova disse: “Como resultado do ataque à ponte no distrito de Glushkovo, a instalação foi completamente destruída e os voluntários que estavam ajudando na saída da população [da região] civil foram mortos.”
Também pelo aplicativo, o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, comentou neste sábado (17): “O general [Oleksandr] Sirskii informou sobre o fortalecimento das posições de nossas forças na região de Kursk e a extensão do território estabilizado”.