O filme ‘O Aprendiz’, que retrata os anos inicias da vida de Donald Trump como empresário em Nova York, não será exibido nos cinemas russos, segundo o jornal moscovita Vedomosti, por não ter obtido a licença necessária para exibição no país.
“O Aprendiz não será exibido na Rússia, pois não recebeu uma licença de exibição”, afirmou um porta-voz da distribuidora Atmosfera Kino, sem especificar o motivo da decisão do Ministério da Cultura.
Dirigido pelo cineasta iraniano Ali Abbasi, o longa estreou no Festival de Cannes em maio e chegou aos cinemas dos Estados Unidos algumas semanas antes da eleição presidencial. A obra, criticada pelo presidente eleito Trump, tinha previsão de estreia em 14 de novembro na Rússia.
Estrelado pelo ator Sebastian Stan, o filme retrata a juventude do magnata, sobretudo os esforços para construir seu império imobiliário em Nova York durante as décadas de 70 e 80. O título é o mesmo do programa de televisão que Trump apresentou entre 2004 e 2015.
O filme recebeu ameaças legais dos advogados de Trump, principalmente devido a uma cena na qual o presidente eleito dos EUA estupra sua primeira esposa, Ivana Trump. Uma acusação de estupro teve de fato um papel importante no processo de divórcio deles, mas Ivana se retratou posteriormente.