Salvador registrou, ao longo de 2025, apenas cinco dias sem qualquer ocorrência de precipitação. O número foi passado ao Bahia Notícias pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e indica que, nos demais dias do ano, houve ao menos algum nível de chuva na capital baiana, ainda que de forma pontual ou com baixos acumulados.
De acordo com o levantamento, os dias sem registro de chuva foram concentrados em dois meses: janeiro e abril. Em janeiro, não houve precipitação nos dias 1º, 3, 4 e 9. Já em abril, o único sem chuva foi o dia 11. Fora essas datas, todos os outros dias de 2025 apresentaram algum tipo de registro pluviométrico na cidade.
Segundo o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo, a recorrência de chuva ao longo do ano pode ser observada inclusive em dias marcados por sol predominante. Como exemplo, ele cita esta segunda-feira (22), quando, apesar do tempo aberto na maior parte do dia, foram registrados 7,6 milímetros de chuva nas primeiras horas da manhã.
O cenário ocorre no contexto do início do verão, estação que começou oficialmente no domingo, dia 21, e segue até o mês de março. O período deve ser marcado por calor intenso e pela ocorrência de chuvas isoladas.
Ainda em relação ao comportamento das chuvas, novembro apresentou um episódio de volume acima do esperado. No mês passado, Salvador ultrapassou, em apenas 24 horas, a média de precipitação prevista para todo o período. A expectativa era de 108,2 milímetros distribuídos ao longo dos 30 dias de novembro, mas somente no dia 20, alguns pontos da cidade registraram acumulados de até 110 milímetros.




