O município de São Francisco do Conde, na região metropolitana, conseguiu avançar e bateu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC). O índice- principal parâmetro de qualidade da educação nacional- avalia o ensino fundamental e médio no país. Nos anos iniciais (5º ano) o município avançou de 4.5 para 5.0. No entanto, no último ano do ensino fundamental (9º ano), o município não alcançou a meta do Ideb, ficando em 2.6, com meta projetada para 4.0, de acordo com o Ministério da Educação. Já no ensino médio, o município apresentou nota de 2.1, abaixo da média nacional de 3.8.
O secretário de Educação, Marivaldo do Amaral, em entrevista ao programa Baiana Livre desta quarta-feira (5), destacou que apesar do avanço das notas do Ideb, no ensino fundamental I, a educação do município requer ainda muitos avanços e desafios a serem vencidos. “Apesar de todos os desafios que ainda temos na educação de São Francisco do Conde, os problemas ainda têm sido enfrentados diariamente para resolver. Obtivemos a maior nota que o município já teve em educação dado pelo Ministério da Educação. Essa nota ainda não é aquilo que prospectamos e buscando construir para São Francisco do Conde, Essa nota sinaliza para nós o caminho que precisamos seguir, mas também traz a gente o sentimento de reflexão sobre os desafios que a educação ainda tem”, ressaltou.
Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. No site, é possível consultar se a escola cumpriu a meta para cada etapa de ensino.