SÃO F. DO CONDE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA VAI ATÉ O DIA 30 DE NOVEMBRO

Date:

 

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município de São Francisco do Conde, Renato Costa Rosa, fez um alerta nesta segunda-feira (13), sobre a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Em entrevista ao programa Baiana Livre, o secretário informou que os bovinos e bubalinos de até dois anos de idade, deverão ser vacinados e cadastrados no banco de dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A campanha começou no dia 1º e se estenderá até o dia 30 de novembro. O produtor que não vacinar o rebanho no prazo indicado poderá ser atuado pelo órgão e pela vigilância sanitária.

De acordo com a gerente regional da Adab, Fabiana Paranaguá, o município possui 6.404 animais bovinos e bubalinos, sendo vacinados cerca de 5.955 cabeças. Ela destaca que os dados são satisfatórios, correspondendo a 94,27% da cobertura na região. A estimativa da segunda etapa é vacinar cerca de 2.000 cabeças até o final da campanha.

“Nós fazemos um trabalho de educação sanitária que desde o inicio do ano, onde estamos informando aos pequenos produtores sobre a importância de vacinar o rebanho. Atualmente, a Bahia vem sendo considerada como zona livre da febre aftosa nos últimos 20 anos, porém ainda existe a necessidade de realizar a imunização por conta da ameaça do vírus”, comentou Fabiana.

O médico veterinário Evandro Moraes explica sobre as causas e os sintomas da doença. Ele alerta que o vírus pode ser transmitido principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios, por intermédio do ar e da alimentação. Além disso, um rebanho com febre aftosa também pode gerar impactos diretos na economia brasileira.

“A febre aftosa é uma doença viral, criando bolhas na boca, casco, febre alta e dificuldade de alimentação. Hoje trabalhamos como zona livre de febre aftosa com vacinação, mas já existe um projeto do ministério da agricultura para que em breve, aproximadamente em cinco anos, o Brasil esteja livre da aftosa sem vacinação”, ressalta o médico.

Sobre a vacinação

Para vacinar o rebanho, o produtor deverá adquirir as doses de vacinas compatíveis com o rebanho em uma das casas revendedoras cadastradas na Adab. Lembrando que a aquisição deverá ser feita até o dia 30 de novembro (período da campanha).

Em seguida, o criador deverá efetuar a declaração em até 15 dias após vacinar o rebanho. A declaração pode ser efetuada pela internet através do site da Adab. Mais informações através do telefone (71) 3116-8400.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Credenciamento de veículos de moradores para acesso às áreas do Carnaval encerra nesta segunda-feira

  O prazo para que moradores de áreas próximas aos...

Anvisa determina recolhimento de tônico capilar com minoxidil e suspende venda de produtos irregulares

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o...

Copa do Mundo de 2026 terá pausas obrigatórias para hidratação em cada tempo

A Fifa definiu que todas as partidas da Copa...

Governo Federal cria política que institui competição por rede de transmissão de energia

  Um decreto que cria nova política para que grandes consumidores...