Encontro realizado na manhã desta quinta-feira (3) com profissionais de saúde discutiu as estratégias que serão adotados pelo município de São Francisco do Conde para combater o sarampo. As medidas são adotadas após a confirmação de oito casos da doença em Santo Amaro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até esta quinta-feira, o município registrou quatro casos notificados de sarampo, sendo três descartados e um em investigação.
Conforme a Sesau, dos oitos casos registrados em Santo Amaro, três pacientes foram atendidos na unidade de saúde do município. “Eles passaram por aqui e nós estamos investigando cada situação. Já fomos informados que dos três pacientes um tinha notificação, o outro entrou pela área da ortopedia sem outras manifestações e o terceiro caso está sendo avaliado”, disse a secretária de Saúde, Eleuzina Falcão.
Entre as medidas adotados estão a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde e da faixa etária, que será de seis meses a 49 anos; a implantação da sala de situação para acompanhamento e avaliação da situação epidemiológica até o prazo de 90 dias; e realizar a campanha de vacinação. “É importante que a equipe realmente esteja organizada do ponto de vista de estratégia, que seja feita a busca ativa, que a gente assegure a vacinação para toda a população”, explicou a secretária.
Bahia
No boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nessa quarta-feira (2), entre 1º de janeiro e 2 de outubro deste ano, a Bahia registrou 467 casos notificados. Destes, 254 foram descartados, 204 estão em análise e nove foram confirmados. Além de Santo Amaro, um caso de sarampo foi registrado em Jacobina, na região da Chapada Diamantina.