Os heróis da Independência do Brasil são o tema da exposição fotográfica, lançada nesta segunda-feira (20), na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. Na cidade franciscana, a exposição ficará até dia 31 de maio, no Mercado Cultural, com visitação aberta ao público, das 8h ás 16h. Em paralelo, a biblioteca itinerante da Fundação Pedro Calmon estará na orla da cidade, de 28 a 30 deste mês, das 10h ás 16h.
A exposição itinerante Rota da Independência da Bahia conta com 54 painéis, retratando a arquitetura dos imóveis e monumentos que fizeram parte do roteiro com o objetivo de consolidar a importância das cidades envolvidas para a independência da Bahia e do Brasil. A Rota da Independência é realizada pela Secretaria de Cultura da Bahia, em parceria com a Fundação Pedro Calmon e o Centro de Culturas Populares e Identitárias. O coordenador de Pesquisa do Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, o professor Walter Silva, traçou a Rota da Independência como “um projeto que difunde e preserva a história do Brasil”.
Segundo diretor do Centro de Culturas Populares e Identitárias, André Reis, a exposição começa no município pela importância de trazer um significado importante para a história do Brasil. “A Fundação Pedro Calmon ressalta a importância de retratar o 2 de Julho e a Independência da Bahia como momentos cruciais da nossa independência, e, por isso, estamos começando por São Francisco do Conde, que teve papel fundamental nesse processo. Painéis da exposição retratam os monumentos históricos de São Francisco do Conde dentro da Rota da Independência”, disse Reis.