A situação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, em uma audiência pública que acontece na próxima sexta-feira (13), na Câmara de Vereadores. Entre as pautas de discussões, estão a mudança da universidade em um campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ou da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). “Eles fizeram uma proposta ao Ministério da Educação de tornar a Unilab uma unidade anexa da UFBA ou da UFRB. O que se seria, na verdade, um ataque frontal ao projeto da Unilab, tão bem, pensado e criado pelo ex-presidente Lula”, explicou o secretário de Educação do município de São Francisco do Conde, Marivaldo do Amaral.
Ele destacou ainda que a situação está sendo avaliada pela reitoria da Unilab e que a falta de repasses do governo federal tem prejudicado o funcionamento da unidade. “essa audiência pública visa debater com a comunidade e vai ter a presença de algumas pessoas que vão poder fomentar o debate sobre a autonomia orçamentária e essa prposta de enfraquecimento da Unilab”, ressaltou o secretário.
Em 2016, a Unilab iniciou o projeto de expansão que iria implantar o curso de Medicina. As obras de construção dos dois novos prédios estão paralisadas desde 2017 e está estimada em R$ 14 milhões. Criada há sete anos, a Unilab tem mais de 3.500 estudantes matriculados nos estados do Ceará e na Bahia.