SÃO FRANCISCO DO CONDE: EM ENTREVISTA, SECRETÁRIA ANUNCIA AQUISIÇÃO DE NOVAS AMBULÂNCIAS

Date:

 

A secretária de saúde de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão anunciou, em entrevista ao programa Baiana Livre desta terça-feira (26), a aquisição de 10 novas ambulâncias. Ela afirmou que o serviço irá agilizar o atendimento aos moradores em situação de emergência e representará a renovação da frota dos veículos antigos. A entrega está prevista para ocorrer no próximo dia 03 de outubro, na sede da prefeitura.

“Os veículos serão novos e equipados, tanto do posto de vista do atendimento ao paciente, quanto de equipamentos. Você precisa de uma ambulância que de fato faça a transferência e tenha condições de atender uma situação de emergência”, pontuou a secretária. Atualmente, o município conta com quatro veículos distribuídos pela cidade, dois de suporte avançado de urgência e emergência, e outros dois de suporte básico de saúde.

Farmácia Básica

Questionada sobre a falta de medicamentos na Farmácia Básica de São Francisco do Conde, Eleuzina explicou que os medicamentos foram licitados e que já estão sendo entregues na unidade de saúde. Ela alega que a demora estava relacionada à reestruturação dos contratos licitatórios.

“Nós começamos o processo licitatório, realizamos o levantamento das necessidades de medicamentos logo no primeiro mês da gestão. É um processo lento e demorado, além de passar por diversos fluxos internos e externos, mas felizmente assinamos o contrato, foi publicado no diário da semana passada e eles estão sendo entregues. Nós acreditamos que a partir de agora não teremos problemas com medicamentos na farmácia básica”, comentou.

Processo seletivo

Sobre o processo seletivo simplificado, a secretária comentou que os selecionados já foram convocados e estão em fase de treinamento para atender as necessidades das unidades do Programa de Saúde da Família ( PSFs).

“Nós fizemos o processo seletivo simplificado em junho e em seguida realizamos a chamada convocatória, então estamos com equipes que foram selecionadas agora, nas esquipes de Saúde da Família e estamos trabalhando no acolhimento pedagógico” comentou.

Implantação do Curso de Medicina

Outro assunto tratado na entrevista foi o andamento para a implantação da Residência Médica no município. Segundo a secretária, o projeto está em fase final para implantação.

“Nós temos conversado muito com professores da Unilab e com o Reitor. Acredito que nós avançamos a discussão e se tudo caminhar certo, iniciaremos a residência médica em 2018. Esse território tem vocação para a área de saúde” relatou

Com a implantação, serão ofertadas 16 vagas; sendo seis para residência multiprofissional, seis para medicina familiar e comunidade, quatro para medicina familiar e comunidade.

Já a primeira turma do curso de medicina que deve ser implantado no campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), também está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2018.

A implantação do curso faz parte do projeto de oferta e expansão do Governo Federal que e tem o objetivo de garantir atendimento a 36 municípios considerados prioritários pelo governo. As cidades foram selecionadas em setembro de 2014. Todas elas têm pelo menos 70 mil habitantes e não ofereciam a formação médica, segundo o governo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Mega-Sena tem prêmio hoje de R$ 72 milhões

  O concurso 2.754, da Mega-Sena, que vai ser realizado neste...

Juros do cartão de crédito sobem e atingem quase 430% ao ano

  A taxa média de juros do cartão de crédito...

Gasolina sobe pela segunda vez em 15 dias

  Na segunda semana de julho, o valor do combustível...

ahia x Internacional: veja prováveis escalações,

  Dono de uma boa campanha no Brasileirão, o Bahia...