A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou que começa nesta segunda-feira (14) a 2ª rodada da campanha de vacinação de emergência contra a poliomielite tipo 2 na Faixa de Gaza. Em uma escola da Agência da ONU, transformada em abrigo, jovens fizeram fila para receber a dose do imunizante. A ação acontece no local pelos próximos três dias, até que as equipes se movam para o sul por mais 72 horas.
O objetivo nesta fase é atingir cerca de 590 mil crianças menores de 10 anos em menos de duas semanas. De acordo com a OMS, a primeira rodada, de 1 a 12 de setembro, vacinou com sucesso 559.161 crianças, ou cerca de 95% dos jovens elegíveis a nível provincial. Na sexta-feira (11), as Nações Unidas expressaram temor de que os combates e as ordens de retirada no norte de Gaza podem afetar a campanha.
Em declaração, a Organização pediu às partes que estão em conflito –Israel e Hamas– para “implementar as pausas humanitárias necessárias” em Gaza durante a 2ª rodada. “Todos os profissionais da área da pólio precisam trabalhar em um ambiente seguro e protegido, para que as comunidades e famílias possam obter a vacinação para crianças sem medo”, disse o órgão.