Baianos passam a contar com cinco postos SAC de Salvador e dois da Região Metropolitana (RMS) que começam, nesta quinta-feira (1º), a emitir a Carteira de Identificação Nacional (CIN). Agora, já são nove unidades ofertando serviço na capital baiana e RMS.
No estado, o documento já era emitido em duas unidades: Pituaçu e Salvador Shopping, ambas na capital baiana. A primeira via é gratuita e é preciso agendar o serviço através do aplicativo ou site do GOVBA.
A partir desta quinta, os seguintes postos SAC passarão a emitir o documento: Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Comércio, Uruguai, Camaçari e Lauro de Freitas.
A partir do dia 8 de agosto, outras unidades do SAC da capital baiana e da RMS passarão a emitir o documento. São eles: Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, em Salvador; e Candeias e Simões Filho, na Região Metropolitana.
Já no dia 15 de agosto, os seguintes postos do interior do estado passarão a fazer o serviço: Feira de Santana – SAC Feira I e II; Vitória da Conquista – Conquista I e II; Ilhéus; Irecê; Itabuna e Barreira.
Informações e documentos necessários – Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
O documento ainda tem um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. Para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.
Os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.