STF mantém decisão de Toffoli que anulou condenações de Leo Pinheiro na Lava Jato

Date:

 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 3 votos a 2, manter a anulação de todas as condenações do empresário Leo Pinheiro na Operação Lava Jato. A decisão original havia sido tomada pelo ministro Dias Toffoli em setembro de 2024.

O julgamento analisava um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR), que tentava reverter a anulação. Além de Toffoli, os ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques votaram para manter a decisão. Já os ministros Edson Fachin e André Mendonça foram contrários e defenderam a restauração das condenações.

Com a manutenção da anulação, ficam invalidados todos os atos processuais contra Pinheiro na Lava Jato, incluindo os que estavam sob a jurisdição do então juiz Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba. Toffoli justificou sua decisão alegando que tanto a força-tarefa da Lava Jato quanto Moro não seguiram o devido processo legal durante as investigações e condenações.

“Em outras palavras, o que poderia e deveria ter sido feito na forma da lei para combater a corrupção foi realizado de maneira clandestina e ilegal, equiparando-se o órgão acusador aos réus na vala comum de condutas tipificadas como crime”, escreveu o ministro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Antes mesmo da Copa, CBF toma atitude em relação ao futuro de Carlo Ancelotti na Seleção

  A CBF chegou a um acordo com o técnico...

Calor na sexta e no fim de semana em Salvador; confira previsão

  Salvador começa a sexta-feira (23) com tempo firme e...

Porto da Barra aparece entre as melhores praias do Brasil em ranking internacional

  Queridinha de baianos e turistas, a praia do Porto...

Arrecadação federal bate recorde de R$ 2,89 trilhões em 2025

  A arrecadação da União com impostos e outras receitas...