TRF-4 revoga prisão preventiva de Eduardo Cunha

Date:

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região revogou a prisão preventiva do ex-deputado federal Eduardo Cunha, em sessão nesta quarta-feira, 28/4, depois de pedido de Habeas Corpus da defesa. Ele cumpria pena desde outubro de 2016.

Acusado de receber propina e ocultar a origem de parte de seus bens, Cunha foi preso na operação “lava jato”, a mando do ex-juiz Sergio Moro. Em março de 2020, a juíza substituta Gabriela Hardt concedeu a prisão domiciliar, devido à pandemia de Covid-19.

Cunha, porém, segue preso devido a outra preventiva, relativa à operação “sepsis”, que apura desvios na Caixa Econômica Federal.

Em 2017, Cunha foi condenado por Moro pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Em setembro de 2020, foi condenado pelo juiz Luiz Antonio Bonat, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O TRF-4 finalmente fez justiça ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha: ele já tinha o direito de estar em liberdade, inclusive com prazo para progressão de regime. Mas mais do que isso: nunca houve justificativa para uma prisão preventiva, e isso se torna mais grave em razão dos prazos alongados, que nada mais eram do que uma condenação disfarçada de medida cautelar“, apontam Ticiano Figueiredo, Rafael Guedes e Pedro Ivo Velloso, advogados de Eduardo Cunha, em nota.

E isso tudo se torna ainda mais relevante em razão da prisão preventiva ter sido determinada por um juiz suspeito e parcial, que é Sergio Moro“, completam.

Fonte: Conjur

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Câmara aprova cinco novos projetos de lei na área da saúde

  Foram aprovados, durante sessão realizada na última quarta-feira (07),...

Papa Leão XIV demonstrava grande afeto pelo Brasil, diz Dom Sergio da Rocha

  Dom Sergio da Rocha comentou, ao lado dos demais...

Candeias: Moradores dos Distritos aproveitam “DIA D” para se vacinar contra a gripe

  Para intensificar o combate aos vírus da Influenza (gripe),...

CBF e Ministério da Justiça discutem ações de combate ao racismo no esporte

  A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Ministério...