O chefe do executivo dos Estados Unidos, Donald Trump, realizará uma reunião do Conselho da Paz na quinta-feira (19) em Washington, onde anunciará que os Estados-membros se comprometeram a doar mais de US$ 5 bilhões para a reconstrução e os esforços humanitários em Gaza, informou a Casa Branca
Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, os Estados-membros se comprometeram em fornecer milhares de funcionários para uma força internacional de estabilização em Gaza. De acordo com o plano de Trump para Gaza, que levou a um frágil cessar-fogo em outubro, o conselho deveria supervisionar a governança temporária de Gaza. Trump afirmou posteriormente que o conselho, presidido por ele, seria ampliado para lidar com conflitos globais.
A Itália e a União Europeia (UE) afirmaram que seus representantes planejam participar como observadores, uma vez que não aderiram ao conselho. Segundo o cardeal Pietro Parolin, em declaração feita na última terça-feira (19), o vaticano não participará da iniciativa deTrump, chamada “Conselho da Paz”. Ele acrescentou ainda que os esforços para lidar com situações de crise devem ser gerenciados pelas Nações Unidas.










