Tropas da Turquia lançaram hoje (9) uma ofensiva contra militantes curdos que controlam o Nordeste da Síria. A operação foi confirmada pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Na última segunda (7), o presidente americano Donald Trump anunciou a retirada de soldados americanos da região e afirmou que os Estados Unidos não impediriam um ataque turco.
Pela manhã, aviões de guerra turcos atacaram posições no Nordeste da Síria, matando oito civis e ferindo dezenas em Ras al-Ain. “Apelamos a todos os países da coalizão internacional para que assumam sua responsabilidade e evitem uma possível crise humanitária iminente”, disse a milícia curda das Forças Democráticas Sírias (FDS) em um comunicado.
Segundo porta-voz das FDS, um ataque por terra a Tel Abyad foi repelido pelas forças curdas, impedindo o avanço turco. Civis também estão se unindo às milícias, que pedem à população que forme ” barreiras humanas”.
De acordo com relatos publicados em redes sociais, o clima é de terror e caos na região, mesmo em áreas que não foram atacadas.