As vendas do comércio presencial caíram 1,8% na Black Friday deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A constatação é da Serasa Exeprian, que leva em consideração o final de semana da campanha promocional. Este recuo foi o primeiro deste ano em datas significativas para o varejo, que contou com a recuperação no movimento nos dias das Crianças (2,3%), dos Pais (6,2%), dos Namorados (13,7%) e das Mães (6,0%)
Na semana em que os consumidores puderam aproveitar os descontos de Black Friday (22 a 28/ de 2021), feita a relação anual com igual recorte de tempo (23 a 29/11 de 2020), o cenário também foi de baixa (3,7%).
Segundo a instituição, um dos fatores para a queda foi o crescimento alto no ano passado (6,1%). Mesmo já estando na pandemia, o final de semana da Black Friday do ano passado (27 a 29 de novembro) ocorreu em um período de reabertura do comércio entre a primeira e a segunda onda de Covid-19.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, destacou que alguns “desafios” ainda atrasam a recuperação do faturamento do comércio no país. “O alto nível de desemprego e o encarecimento da taxa Selic e de uma grande variedade de produtos, fruto da inflação, continuam abalando a disposição de compra das pessoas, que precisam se precaver e investir somente em itens que são fundamentais”.