Para continuar isolado na ponta da Série B e se aproximar ainda mais do acesso, o Vitória fez sua parte fora de casa ao derrotar o Sampaio Corrêa por 1 x 0 nesta sexta-feira (20). Com o único gol de Osvaldo, o Rubro-Negro garantiu mais três pontos no Estádio Castelão (MA), pela 33ª rodada.
O Leão foi a 64 pontos e, se vencer os dois jogos seguintes, confirma o acesso matematicamente. Com mais seis, o time baiano chegaria a 70 e não poderia ser mais ultrapassado pelo quinto colocado, independentemente dos resultados dos concorrentes.
Para isso, o Rubro-Negro terá duas oportunidades em casa nos próximos dois jogos contra Juventude e Vila-Nova, adversários diretos na briga pelo G-4. O primeiro desafio é no domingo (29). O Vitória recebe o time gaúcho no Barradão, às 19h, pela 34ª rodada da Segundona.
O JOGO
Primeiro tempo
O jogo começou aberto em São Luís (MA), com os goleiros fazendo defesas providenciais para manter o zero no placar do adversário. O Vitória teve duas chances: uma com Osvaldo em escapada pela direita e, no lance seguinte, outra com bola na trave após cobrança de escanteio de Matheusinho. O Sampaio Corrêa assustou com chutes de Robinho e Vitinho. A partida seguiu com oportunidades para ambos os lados, tanto o Rubro-Negro quanto a Bolívia Querida conseguiam boas construções de jogadas quando tinham a posse de bola. Em um desses lances, o Leão inaugurou o marcador com Osvaldo e ainda teve chance de ampliar com Léo Gamalho.
Aos oito minutos, Léo Gamalho raspou de cabeça e deixou a bola com Iury Castilho. O camisa 7 lançou em profundidade para Osvaldo, que bateu forte para a defesa do goleiro Luiz Daniel.
Em seguida, Matheusinho cobrou escanteio na primeira trave. A bola desviou na zaga e tocou no travessão.
Aos 17, Robinho finalizou de fora da área e a bola passou rente à trave esquerda de Lucas Arcanjo.
Aos 19 minutos, Vitinho recebeu cruzamento, limpou a marcação e chutou cruzado para a defesa do goleiro rubro-negro.
Aos 26, Édson Lucas carregou pelo meio sem marcação e arriscou de longe. A bola passou perto do travessão, enquanto o goleiro maranhense apenas observou.
Gol do Leão! Aos 37 minutos em contra-ataque pela esquerda, Iury Castilho deixou Osvaldo de cara com goleiro. O camisa 11 deu um toque de cobertura na saída de Luiz Daniel e abriu o placar.
Segundo tempo
A segunda etapa começou equilibrada, com os times em busca dos seus objetivos principais: o Vitória tentava ampliar o jogo e o Sampaio Corrêa, o empate. O time maranhense tinha mais ímpeto ofensivo e, após a entrada do atacante Pimentinha, começou a dar trabalho para a defesa rubro-negra. O Leão tentava sair em contra-ataque e teve duas oportunidades de matar a partida com Léo Gamalho e Iury Castilho. A Bolívia Querida seguiu pressionando em busca de igualar o placar, mas sem sucesso. Melhor para os visitantes!
Aos 18 minutos, Pimentinha entrou dirblando a marcação na área e a bola sobrou para Vitinho. O atacante chutou colocado buscando o ângulo, mas não teve êxito.
Aos 26, Dudu pela esquerda lançou para Iury Castilho em velocidade. O camisa 7 tocou para Léo Gamalho na área, que isolou a finalização.
Aos 29 minutos, Pará girou na entrada da área e arriscou de longe. A bola passou próxima à trave de Lucas Arcanjo.
Aos 31, Dudu cruzou pelo lado esquerdo para Iury Castilho que se esticou, mas não conseguiu alcançar a bola.
Quase o segundo! Aos 37 minutos em cobrança de escanteio, João Victor raspou de cabeça e a bola sobrou para Welder na segunda trave. O centroavante chutou à queima-roupa, em cima do goleiro maranhense.
FICHA TÉCNICA
Sampaio Corrêa 0 x 1 Vitória
Série B – 33ª rodada
Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)
Data: 20/10/2023 (sexta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Assistentes: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Lehi Sousa Silva (DF)
Quarto árbitro: Jose Henrique de Azevedo Junior (MA)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (FIFA-RJ)
Gol: Osvado (Vitória)
Cartões amarelos: Riquelmo (Sampaio Corrêa) / Rodrigo Andrade (Vitória)
Sampaio Corrêa: Luiz Daniel; Lucas Mota, Ícaro, Gustavo Henrique e Pará; Claudinei (João Diogo), Ferreira ©, Robinho (Patrick Allan), Riquelmo (Pimentinha) e Vitinho (Henrique); Ytalo (Jô). Técnico: Fernando Marchiori
Vitória: Lucas Arcanjo; Railan, Camutanga, João Victor e Édson Lucas (Zé Hugo); Rodrigo Andrade, Dudu (Matheus Trindade) e Matheusinho; Osvaldo © (Wellington Nem), Iury Castilho (Welder) e Léo Gamalho (Giovanni Augusto). Técnico: Léo Condé