Os oposicionistas à administração municipal que hoje se apresentam como pré-candidatos a prefeito de Candeias, na Região Metropolitana a 46 km de Salvador, se reuniram na tarde desta quarta-feira, 15, iniciando as conversas públicas para a união do grupo na eleição que vai escolher o novo prefeito (a) para o quadriênio 2021/2024.
Participaram dessa primeira reunião os vereadores Arnaldo Araújo (PSDB) e Fernando Calmon (PSD), a vice-prefeita Márcia Gomes (PSDB), os ex-prefeitos Sargento Francisco (PL) e Tonha Magalhães (DEM) e o professor Rosenildo (SD).
A conversa foi reservada entre os pré-candidatos, mas, segundo participantes, foi extremamente amistosa e colheu-se a certeza de que a união deles deve levar a vitória no pleito deste ano.
Novas reuniões vão ser realizadas nos próximos dias para avançar no entendimento em busca de manter unido o grupo até se chegar a um consenso e possível acordo com apenas um candidato (a) a prefeito.
Um dos detalhes percebidos pelos analistas políticos de Candeias foi que dos seis pré-candidatos, três estavam na base de apoio do atual prefeito em 2016 como Arnaldo Araújo, o vereador mais votado naquele ano, a vice-prefeita Márcia Gomes e o ex-prefeito Sargento Francisco que colaboraram para eleger o atual gestor que venceu por apenas 2.135 votos (uma diferença de apenas 4 pontos percentuais). A cidade conta hoje com aproximadamente 56 mil eleitores.
Outras lideranças políticas e representantes de partidos também estiveram na reunião.
A grande novidade da reunião para analistas políticos está na participação da ex-prefeita Tonha Magalhães que, na semana passada, já havia posado para foto em um evento social com o Sargento Francisco, pois ambos ambos foram adversários políticos em 2012. Além dos dois, estavam o vereador Arnaldo Araújo e o ex-vereador e filho de Tonha Magalhães, Alberto Preto.