O Consórcio dos Estados do Nordeste pretende ampliar o número de médicos que vão participar do programa ‘Médicos pelo Brasil’, lançado pelo Ministério da Saúde para o lugar do “Mais Médicos”. A iniciativa foi comentada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), hoje (29), durante reunião dos governadores da região em Salvador. Segundo o petista, a iniciativa abrange os municípios que não forem contemplados pelo programa federal.
“Queremos contribuir para que o plano nacional seja mais abrangente e mais acolhedor das necessidades do Nordeste possível. Aquilo que não abranger e não for preenchido no plano nacional, faremos no plano regional para complementar. Primeiro iremos ver os vazios que ficarem e vamos complementar as ações com um plano específico”, disse Rui.
De acordo com o governador baiano, o principal objetivo do programa regional é garantir um maior atendimento para as populações do Nordeste. No entanto, segundo ele, o programa não contempla uma retomada da parceria com o governo de Cuba. “Dentro do nosso planejamento, não está a retomada desta parceria específica. Estudamos três ou quatro alternativas. Preferimos aguardar o plano nacional para complementar. A ideia é reter médicos no Nordeste. O NE como um todo, a média já é abaixo do que é recomendado pelas organizações nacionais”, afirmou.