De baixo de muita chuva, o Bahia perdeu para o Goiás por 4 a 3 na tarde deste domingo, 24/11, no Estádio Serra Dourada – praticamente vazio, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado dá uma sobrevida ao Esmeraldino na briga por uma vaga na Libertadores do próximo ano, e o time baiano cai uma posição.
Com 46 pontos, os goianos sobem para 9º e ficam apenas quatro pontos do Corinthians, primeiro time na zona de classificação para o torneio continental. Já o Esquadrão, agora com 12 jogos sem vencer, cai para décimo, sendo ultrapassado justamente pelo Alviverde goiano.
A próxima partida do Goiás será na quarta-feira, contra o Internacional, no Beira-Rio. Na mesma data, o Bahia recebe o Atlético Mineiro, na Fonte Nova.
O jogo
O Goiás soube construir o resultado na primeira etapa, quando foi amplamente superior ao adversário e rapidamente abriu o placar. Aos 9, Rafael Moura aproveitou o cruzamento de Leandro Barcia e, de cabeça, fez 1 a 0. Três minutos depois, Michael ampliou. Novamente Barcia fez boa jogada, levantou na área, Rafael Moura deixou passar e o camisa 11 mandou para o fundo do gol.
Mesmo em vantagem, o time de Ney Franco não diminuiu a intensidade e teve chances de ampliar, mas graças a Douglas, o placar de 2 a 0 se manteve.
Disposto a correr atrás do prejuízo, o Bahia melhorou na etapa complementar e se lançou ao ataque. Logo aos 13 minutos, Gilberto recebeu em profundidade e marcou o 27º gol da temporada, o primeiro depois de 11 partidas.
O tento baiano não incomodou. Com 25, Marcelo Hermes bateu falta dentro da área, Gilberto desviou e encobriu Douglas, 3 a 1.
João Pedro novamente descontou, sete minutos depois. Mas no lance seguinte, Marlone praticamente acabou com as esperanças tricolores. Fernandão diminuiu aos 45, mas já era tarde.
A última vez que o Bahia levou quatro gols em uma partida foi em 2017, quando levou 4 a 1 do Flamengo.
Ficha Técnica
Goiás 4 x 3 Bahia
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 24 de novembro de 2019 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Felipe Alan Costa de Oliviera (MG)
Cartão amarelo: Rafael Moura (Goiás); João Pedro e Guerra (Bahia)
Gols: Rafael Moura, aos 9 minutos, Michael, aos 12, do primeiro tempo, Gilberto, aos 25, e Marlone aos 33 do segundo tempo (Goiás); Gilberto, aos 13, João Pedro, aos 31, e Fernandão, aos 45 do segundo tempo.
Goiás: Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Marcelo Hermes; Gilberto, Léo Sena e Thalles (Marlone); Michael (Rafinha), Rafael Moura e Leandro Barcia (Kaio). Técnico: Ney Franco
Bahia: Douglas; João Pedro, Wanderson, Juninho e Moisés; Gregore, Ronaldo (Nino Paraíba) e Élber; Arthur Caíke (Fernandão), Lucca (Guerra) e Gilberto. Técnico: Roger Machado