Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (26), a nova sede da Defensoria Pública da Bahia no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador. O órgão, que oferece assistência jurídica gratuita às pessoas em vulnerabilidade econômica e social, conta com o novo prédio após 20 anos de permanência no Fórum Desembargador Ivan Brandão, no bairro do Ouro Negro. A nova sede está localizada na BA 523, nº 523, no bairro Urbis I e funcionará das 7h às 16h.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. “A partir de hoje estamos funcionando na sede que fica próxima do Fórum. De certa forma, tem esse acessibilidade para as pessoas que precisam da Defensoria Pública. Aqui a gente pode desenvolver nossas atividades, as ações cidadãs que a gente tem como Sou Pai Responsável e Ame e Adote, dentre outras ações que a gente pode desenvolver para que a população de Candeias possa ser melhor servida pela Defensoria Pública”, afirmou o defensor público geral do Estado da Bahia, Clériston Cavalcante, em entrevista a Baiana FM.
Para o atendimento, serão disponibilizadas duas defensoras públicas que atuam nas áreas do Direito de Família, Infância e Juventude, Criminal e Execução Penal, Cível, Fazenda Pública e Registros Públicos. Além do apoio jurídico, o órgão contará também com assistente social que irá acompanhar os casos e dois veículos para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. “O nosso não é só defender, mas também orientar”, disse a defensora pública Andressa Pereira.
Representando o Poder Executivo, o secretário municipal de Governo e Gestão, Jario Santos, ressaltou o papel da Defensoria para minimizar os problemas sociais. “O órgão nos ajuda a minimizar os problemas da nossa sociedade”, disse o secretário.