Aumento do trabalho informal está ligado à baixa fiscalização, aponta Ipea

Date:

 

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) relaciona a taxa elevada de trabalho informal no país com a queda da capacidade do Estado de garantir o cumprimento da legislação trabalhista.

A nota técnica se chama “Crescimento sem formalização do trabalho: déficit de capacidade fiscalizatória e necessidade de recomposição da burocracia especializada”. Antes de 2022, o padrão era de que a redução do desemprego fosse acompanhada pelo aumento da taxa de formalização do trabalho.

Ou seja, mais pessoas com a Carteira de Trabalho assinada. A exceção foi o período da pandemia de covid-19. Em 2024, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu os menores níveis desde 2012: 6,6%. Mas a taxa de informalidade chegou a 31,77%, o maior percentual do período.

O Ipea destaca o número insuficiente de auditores fiscais do trabalho, ligados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MET), para garantir que empregadores respeitem os direitos trabalhistas dos funcionários. Entre 2012 e 2024, o número de trabalhadores assalariados cresceu 11,4%. No mesmo período, o número de auditores do trabalho caiu 34,1%.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Bahia sai na frente, sofre virada, mas arranca empate com o Santos pelo Brasileirão

  Em jogo de quatro gols, o Bahia arrancou o...

Anatel: nove em cada dez brasileiros têm acesso a celular

  Nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefonia...

“Aquele Abraço”: Anitta faz aparição surpresa em show de Gil no RJ

  Durante o show da turnê Tempo Rei, no último...

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

  A partir desta segunda-feira (7), tem início a campanha...